Se você quer ter um toque de verde em casa mas não tem muita experiência ou não possui tempo para cuidar das plantinhas, o cacto é uma excelente opção. Por ser característica de regiões semiáridas, a espécie possui um armazenamento natural de água. Como resultado, as regas não precisam ser feitas com frequência.
Além disso, o cacto tem ganhado o coração dos brasileiros quando o assunto é decoração. Afinal, são vários tamanhos, formatos e cores que podem enfeitar quase todos os cômodos da casa. Por isso, trouxemos um especial com diversas dicas de cuidados e fotos da planta na decoração!
Como se cuida de um cacto?
Assim como as suculentas, o cacto é uma das plantas mais fáceis de serem cuidadas. Isso porque ele é super resistente e não precisa de cuidados diários.
Devido a sua pele grossa, ele suporta grande exposição ao sol, além de reter água. Portanto, a rega deve ser feita semanalmente no calor e quinzenalmente no frio.
Cuidado para não deixar excesso de água no vaso, isso pode acabar matando a planta. Por isso, vale a pena colocar uma camada de pedrinhas no vaso. Outra dica importante é manter sempre os nutrientes por meio de adubação.
Desta forma, a cada mês é indicado usar um pouco de terra adubada. E não esqueça de usar luvas grossas neste processo para não acabar sendo esperada por um espinho!
Como cuidar de cactos?
O que um cacto representa?
O cacto, derivado do termo grego κάκτος (kaktos), carrega consigo significados poderosos de resistência, força e adaptação. Este símbolo natural representa a persistência, uma vez que consegue florescer mesmo nos ecossistemas mais áridos e hostis, como desertos, caatingas e cerrados.
Sua capacidade de sobreviver e prosperar em condições extremas serve de inspiração para enfrentarmos nossos próprios desafios, lembrando-nos da importância de nos adaptarmos e nos mantermos fortes diante das adversidades da vida.
Por que é bom ter cacto?
Ter cactos em sua vida pode ser benéfico por várias razões. Confira 5 deles:
- Baixa manutenção: os cactos são plantas suculentas que armazenam água, o que os torna extremamente fáceis de cuidar. Requerem regas esporádicas e não demandam atenção constante;
- Decoração duradoura: com uma variedade de formas, tamanhos e cores, os cactos são opções estéticas para decoração de interiores. Sua beleza perdura ao longo do tempo, trazendo um toque natural para qualquer ambiente;
- Purificação do ar: assim como outras plantas, os cactos contribuem para a melhoria da qualidade do ar, absorvendo dióxido de carbono e liberando oxigênio durante a fotossíntese;
- Simbolismo de resiliência: os cactos simbolizam resistência e adaptação, servindo como lembrança visual de que é possível superar dificuldades. Ter essas plantas por perto pode inspirar uma mentalidade resiliente;
- Conexão com a natureza: mesmo em ambientes urbanos, os cactos permitem que você mantenha uma ligação com a natureza. Cuidar deles pode proporcionar um senso de tranquilidade e equilíbrio em meio à agitação da vida cotidiana.
O que significa cacto dentro de casa?
Ter cactos dentro de casa vai além da decoração – eles carregam significados simbólicos e energéticos. Conforme o Feng Shui (geomancia chinesa), os cactos são vistos como amuletos de proteção, capazes de purificar os ambientes e atuar como guardiões da casa.
Além disso, essas plantas exóticas adicionam um toque especial ao espaço, contribuindo para realçar a beleza do cômodo escolhido. Portanto, ao trazer cactos para seu ambiente interno, você não apenas cria uma atmosfera esteticamente agradável, mas também convida a energia de proteção e purificação para sua casa, segundo as crenças do Feng Shui.
Como usar cactos na decoração?
Essa é uma questão muito fácil de ser resolvida. Com as espécies menores, pode ser feito uma espécie de terrário de suculentas com diferentes espécies de cactos.
Como são várias espécies com tamanhos e formatos diferentes, o que vai dar um charme especial na sua decoração é o vaso. Desta forma, escolha um que combine com o restante da decoração do cômodo onde ele ficará.
18 tipos de cactos para ter em casa
Onde colocar cacto dentro de casa?
Os pequenos vasos podem ficar espalhados pela casa. Por exemplo, na mesa da sala de jantar, na mesinha de canto da sala ou até na pia no banheiro.
Já as versões maiores podem ficar em grandes vasos na sala de estar, no jardim de inverno ou em ambientes externos. Como um jardim pequeno, por exemplo.
Pode ter cactos na sala?
Essa é uma pergunta muito comum na hora de decorar a sala de estar, e a resposta é sim! Porém, se você tem crianças ou animais em casa, tome cuidado. Neste caso o ideal é optar por espécies menores e colocá-las em algum lugar alto, longe do alcance.
Mas, caso você não tenha, não há problema em colocar grandes vasos na sala. Afinal, o único perigo que ele apresenta são os espinhos.
Formas de usar cacto na decoração
Para te ajudar a compor a decoração da sua casa com cacto, trouxemos uma galeria recheada de inspirações para você copiar. Tem cactos grandes, pequenos, para dentro e fora de casa, veja só!
Na sala
Esta decoração estilo japandi apresenta um ambiente com bastante luminosidade com um cantinho na sala exclusivo para o cultivo de cactos!
Uma outra alternativa para decoração da sala é fazer pequenos terrários de cactos. Além disso, você pode fazer uma combinação com outras suculentas. Como resultado o rack o a mesa de centro ganharão uma nova cara.
Seja na beira da janela ou na estante de livros, dependendo do tamanho da espécie é possível colocá-la em qualquer cantinho disponível.
Esta decoração estilo industrial com a parede em cimento queimado é um tanto quanto sóbria. Por isso, um toque de verde das plantas fazem toda diferença!
Para não haver acidentes de tocar nos espinhos do cacto enquanto você estiver deitada no sofá, coloque-o um pouco afastado.
As prateleiras são ótimos lugares para expor os cactos e formar uma espécie de jardim vertical.
E se você tem uma mesa de centro na sala de estar, que tal colocar um cacto pequeno?
Veja ainda:
No banheiro
Você sabia que existem plantas que sobrevivem super bem dentro do banheiro? Apesar da pouca luminosidade e da umidade do cômodo, os cactos se adaptam bem e podem ser colocados ao lado da banheira ou do vaso.
Por outro lado, se você gosta de deixar o banho ainda mais relaxante, trazendo um toque de natureza para dentro dele, por que não montar um jardim ao lado da banheira pequena?
No banheiro, o ideal é utilizar cactos menores. Assim, eles ficam enfeitando a pia.
Além disso, o banheiro pequeno costuma ser revestido com cores neutras. Desta forma, adicionar um cacto irá adicionar também vivacidade ao ambiente.
Olhe outros especiais de banheiro:
Na cozinha
Se sua cozinha possui uma decoração neutra, invista em suculentas coloridas para compor o espaço. Afinal, existem diversas cores das pequenas plantinhas que poderão dar vida ao ambiente.
A sala de jantar também pode ser decorada com cactos. Por exemplo, em cima do armário, na mesinha de apoio ou até no chão!
Se você não abre mão da decoração em preto e branco, invista em diferentes formatos de vasos.
Muita gente gosta de enfeitar este cômodo com plantas, seja ela um cacto ou uma horta na cozinha.
Um benefício importante trazido pelo uso de plantas na decoração é a atração de boas energias.
Para dar um toque organizado à sua mesa de jantar, vale a pena colocar vários vasos pequenos em uma bandeja decorada.
No quarto
Apesar de ser o lugar menos improvável para se ter um cacto, ele também pode ser adicionado como artigo decorativo.
Outra vantagem de ter um cacto no quarto é que ela combina com várias cores de parede.
Você também pode gostar:
Área externa
Por serem muito resistentes, os cactos podem ficar na área externa sem nenhuma preocupação. Portanto, mesmo que bata um sol excessivo nesta área, pode colocar esta espécie sem medo!
Na maioria das vezes vemos cactos em vasos. Porém, trouxemos um exemplo diferente, onde foi plantado direto no chão.
Este jardim de inverno na área externa ficou um charme com os cactos, não é verdade?
Escolha bem a cor dos vasos. Apesar de simples, este vaso de barro combinou com as cores dos artesanatos pendurados na parede.
Na mesa da área de lazer, o cacto pode ser combinado com outras plantinhas.
Além disso, você sabia que algumas espécies de cactos florescem?
As pedras no chão do jardim permitem o escoamento da água. Como resultado, a espécie sobrevive por mais tempo.
Cactos grandes
Em primeiro lugar, antes de comprar um cacto, converse com um jardineiro para ver o tamanho que ele ficará!
Como resultado, no hall de entrada estilo japandi, os vasos foram utilizados para contrastarem com os detalhes amadeirados.
Por outro lado, repare que novamente o vaso do cacto está combinando com os artigos expostos na parede!
Mesclar diferentes tamanhos e espécies de cactos dará profundidade e uma textura extra à decoração da sala.
Mini cactos
Quando o assunto é delicadeza, com certeza as versões mini da espécie são as que chamam atenção!
Por fim, neste caso, um espaço que seria inutilizado na maioria das decorações foi usado como prateleira para mini plantinhas.
Conclusão
Gostou de saber um pouco mais sobre cactos e dicas de como usá-los na decoração de casa? Agora, que tal aproveitar para saber mais sobre O que a Zamioculca atrai? O que fazer para a planta ficar bonita? 6 dicas essenciais de cuidados! Logo depois, aproveite para saber mais sobre dicas de Decoração em nossa categoria especial!
Atualizado e editado por Laila Lopes
Fonte: fashionbubbles