Poucas marcas apostam tanto no mercado brasileiro quanto as chinesas. Enquanto algumas tradicionais levam mais tempo para lançar modelos, marcas como a Chery apostam forte em sua presença no mercado nacional.
Prova disso é o novo sedã chinês que nem tinha sido lançado mundialmente, mas seus registros já haviam sido antecipados no Brasil.
Exeed Sterra ES – o sedã chinês com autonomia de 720 km
A Chery conta com diferentes submarcas. Entre elas a divisão de luxo Exeed e agora a submarca Sterra, que acabou levando também o nome Exeed. Um dos primeiros lançamentos desse braço é o carro elétrico Exeed Sterra ES.
Antes da apresentação, o sedã foi chamado de E03 e seu visual acabou chegando ao público antecipadamente pelas patentes registradas no INPI (Instituto Nacional Da Propriedade Industrial).
E é um dos grandes, com 4,945 m de comprimento, 1,978 m de largura, 1,467 m de altura e 3,00 m de entre-eixos. O design conta uma dianteira elevada formada por linhas fluidas.
Já no interior, as linhas são mais retas, com destaque para o amplo console, o volante revestido de couro, a central multimídia de quase 16 polegadas e um painel de instrumentos LCD de 12,3 polegadas.
O sistema operacional fica por conta da Huawei, o Harmony OS.
Um carro, diferentes motorizações
O modelo surpreende por seu design moderno, conforto e elegância característico dos modelos de linha premium, mas este também chama bastante a atenção pela autonomia.
A princípio, o comprador vai poder escolher entre três opções: 60 kWh, 80 kWh e 100 kWh, com autonomia que varia entre 500 km a 720 km.
Quanto à motorização, também varia de acordo com a bateria:
- motor de 230 kW com bateria de fosfato de manganês e ferro de lítio da CATL – 313 cv de potência
- motor de 185 kW, acoplado a uma bateria Blade da BYD, capaz de gerar 252 cv
- motor de 230 kW com bateria de fosfato de ferro e lítio da CATL – 313 cv
- 2 motores 123 kW + 230 kW, com baterias ternárias de lítio + ferro. manganês fosfato de lítio da CATL.
De acordo com a marca chinesa, o modelo conta com uma plataforma de carregamento rápido, que permite rodar 150 km com carregamento de apenas 5 minutos. A princípio, o consumo de energia é de somente 11,7 kWh.
Apesar da documentação, ainda não se sabe quando o sedã de luxo chega ao Brasil, mas possivelmente deve ser em 2023 para competir com o BYD Seal.
Aproveite e veja: Carro tão rápido quanto um avião: conheça o carro que faz 535km/h
Fonte: garagem360.com.br