Entender o conceito dos Chakras pode elevar seu nível de consciência de forma extraordinária. O Chakra Raiz é um dos mais importantes e nesse artigo você aprende a ativá-lo.
Também conhecido como Chakra Básico, esse ponto energético está localizado na base da nossa coluna vertebral e possui conexão direta com a existência humana.
Quanto mais ativo e energizado for o Chakra Raiz, ou Muladhara, mais elevada será nossa força vital e disposição.
Quer saber os segredos para absorver todo esse potencial e explorar seu autoconhecimento e conexão com a Terra? Te contaremos tudo agora!
O que são os Chakras?
Antes de mais nada, é importante conhecermos o conceito dos Chakras. Muito provavelmente você já ouviu falar sobre eles.
De acordo com a cultura hindu, iogui e com estudos voltados a teosofia e conscienciologia, os Chakras são centros energéticos que podem absorver ou emanar essas forças.
Em sânscrito, a palavra “Chakra” significa roda. Isso define bem o constante movimento desses pontos energéticos, responsáveis por conduzir nossa energia vital.
Agora que já sabe disso, que tal explorarmos o Chakra Raiz e tudo o que ele faz? Conheça todos os detalhes e a melhor forma de ativá-lo.
O que o Chakra Raiz comanda?
Como citado anteriormente, o Chakra Básico está localizado na base da coluna vertebral humana e a cor que o representa é o vermelho.
O Muladhara representa a conexão entre nós, seres humanos, com o planeta Terra. Ele é a verdadeira ligação entre o universo material e físico.
O Chakra Raiz também está associado com os recursos econômicos e nossas habilidades ao lidar com as finanças.
Sem falar em sua importância com relação a nossa independência, senso de propósito e regularização da capacidade de lutar pelos ideais.
Quais benefícios de um Chakra Raiz equilibrado?
O equilíbrio do Muladhara nos torna indivíduos mais conscientes. Ele nos ajuda a viver o momento presente, nos libertando das angústias do passado e da ansiedade pelo futuro.
O Chakra Básico também promove nossa conexão com o corpo físico. Quando ele está em desequilíbrio, ficamos nervosos, apáticos, estressados e desestimulados.
Como estamos falando de equilíbrio, o Muladhara também não pode ficar hiperativo. Caso aconteça, ficamos materialistas em excesso, paranoicos, gananciosos e agressivos.
Terapias holísticas podem ser uma solução
As terapias holísticas estão, fortemente, relacionadas com o autoconhecimento, aos Chakras e o bem-estar.
Tratar os centros de energia, através de terapias holísticas é muito comum. Se isso fizer parte de sua realidade, confira os tratamentos mais procurados e eficientes:
- Reike;
- Mãos de Luz;
- Cromoterapia;
- Acupuntura;
- Aromaterapia.
Provavelmente, você já ouviu falar sobre um desses métodos. Todos eles ajudam a equilibrar os Chakras, mas não são as únicas formas.
Abaixo, você descobre 3 exercícios simples, que vão transformar seu principal campo energético. O melhor de tudo é que eles te ajudam a ter uma vida mais feliz!
3 exercícios para ativar o Chakra Raiz
Se o desequilíbrio do Chakra Básico tem afetado áreas importantes da sua vida, mas você não tem acesso a terapias holísticas para equilibrar, pode ficar tranquilo!
Existem outros métodos e exercícios transformadores, que você pode fazer sozinho e com quase nenhum custo. Abaixo você confere os 3 mais eficientes.
1 – Pratique Yoga com videoaulas:
A Yoga é uma prática fantástica para quem deseja alinhar os Chakras. Muitas posições são conhecidas por atuar diretamente no Muladhara.
Clique aqui e aperte o botão ”
Seguir” para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
O exercício também está conectado a um estilo de vida respeitoso e sereno. A Yoga também melhora sua consciência corporal e flexibilidade.
O que você achou? Siga @diadeajudar no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Uma boa dica é apostar nas videoaulas gratuitas, disponíveis na internet. Use uma toalha, tapete ou mat para iniciar o exercício.
2 – Faça jardinagem e outras atividades ligadas a Terra:
O Chakra Básico está conectado com o elemento Terra. Sendo assim, atividades que envolvem o elemento, são perfeitas para trazer equilíbrio.
A indicação é que você coloque as mãos na massa através da jardinagem, mas essa não é a única forma.
Talvez, tudo o que você precisa é passar um tempo ao ar livre, sentindo a grama sobre os pés e se conectando com a natureza.
Se isso não é uma realidade na cidade em que vive, opte por decorar e cuidar da sua casa com jardins, canteiros e flores.
3 – Faça exercícios físicos regularmente:
Sabia que a prática de exercícios físicos também está conectada com o equilíbrio do Chakra Raiz? É exatamente isso!
Sendo o centro de energia responsável pela energia vital e animo dos indivíduos, nada melhor do que promover atividades na mesma frequência energética.
As pessoas que fazem isso de forma periódica, sabem que as doses de endorfina dão o ânimo que precisam para encarar todo o dia.
Quanto mais você estimula o Chakra Raiz, mais energia ele manda para os exercícios. Quanto mais você prática exercícios, mais eles te dão ânimo. Tornando o ciclo muito positivo.
Outras formas de equilibrar o Muladhara
Essas não são as únicas formas economicas de ativar o seu Chakra Raiz. Existem outras alternativas simples, acessíveis e que vão trazer equilíbrio e felicidade.
Dance:
Não existem tanto segredos para isso! Se permita dançar de forma leve, solta e descontraída. Se for alguém tímido, faça isso no conforto da sua casa.
Mentalize o vermelho:
A cor que se relaciona com o Muladhara é o vermelho. Para esse exercício, você vai precisar apenas de uma mente forte e criativa.
A ideia é sentar-se em um local calmo e confortável. Você pode optar pela posição iogui, conhecida como Padmasana ou Lótus.
Agora feche os olhos e mentalize uma linda flor vermelha. Veja ela abrir 4 pétalas energéticas poderosas.
Outra ideia é visualizar seu Chakra na cor vermelha, na posição em que ele se encontra. Mentalize os 4 vórtices energéticos em seu entorno.
Pratique a consciência corporal:
Observe seu corpo no tempo presente. Sinta sua respiração. Ouça os sons que o corpo faz. Olhe-se de forma consciente e viva o presente.
Tente praticar em situações diversas. Quando estiver em família, na academia ou até mesmo dirigindo.
Gostou do artigo e quer explorar ainda mais os Chakras? Continue acompanhando o Awebic e se surpreenda com uma infinidade de temas relacionados a espiritualidade, autoconhecimento, bem-estar e magia.
Fonte: awebic