Uma nova bateria de rápida recarga para carro elétrico chegará em breve. Prometendo centenas de quilômetros de autonomia em poucos minutos, já no ano que vem será implementada em veículos.
O que isso significa para o mercado e os avanços que nos dá discutiremos aqui.
Empresa desenvolve surpreendente bateria de rápida recarga para carro elétrico
A indústria de veículos elétricos receberá uma forte aliada graças à empresa chinesa CATL.
Uma nova bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) de carregamento rápido, denominada Shenxing, promete uma autonomia de 400 km com baixíssimos 10 minutos de recarga.
Assim, tal inovação é mais um passo na elevação dos padrões da indústria. Dessa maneira pode-se acelerar a adoção em massa de veículos elétricos e sua praticidade de uso.
Gao Han, diretor de tecnologia da CATL E-Car Business, expressou a ambição de estabelecer a bateria Shenxing como um padrão da indústria.
A produção em massa da bateria Shenxing está programada para começar no final deste ano, com veículos equipados com essa tecnologia chegando ao mercado já no primeiro trimestre de 2024.
Bateria cada vez melhores é o principal desafio das montadoras
A busca por uma bateria de carregamento rápido e alta autonomia tem sido uma prioridade na indústria automotiva. A introdução da bateria Shenxing demonstra o avanço notável que estamos fazendo neste campo.
Afinal, uma autonomia de 400 km e um tempo de recarga tão curto é uma conquista impressionante, que elimina uma das principais barreiras à adoção dos carros elétricos.
No entanto, a CATL deve enfrentar desafios além do desenvolvimento técnico. Entre elas, a pressão para reduzir os custos de fabricação e lidar com possíveis flutuações na demanda.
Isto porque a competição é acirrada no mercado. Assim, aumenta a urgência de estabelecer a Shenxing como uma opção confiável e econômica para fabricantes de automóveis elétricos.
A montadora BYD, por exemplo, emerge como uma forte concorrente, fornecendo baterias próprias para montadoras, incluindo a gigante Tesla.
Mas, no final, esta competição é saudável para o mercado. Ela alimenta o desenvolvimento do setor e se reverte em carros cada vez mais autônomos e acessíveis.
Além disso, uma bateria de rápida recarga para carro elétrico significa viagens mais longas e mais baratas. Consequentemente, até mesmo uma estrutura nacional de recarga mais robusta é facilitada com tal tecnologia.
Veja também: Carro elétrico da VW também tem preço impactado pelo BYD Dolphin
Fonte: garagem360.com.br