Sophia @princesinhamt
Mundo

Halterofilista com Síndrome de Down surpreende ao conquistar medalha de ouro mesmo enfrentando desafios cardíacos

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Um halterofilista que tem Síndrome de Down superou todos os desafios possíveis e ganhou duas medalhas de ouro em uma mesma competição. Ele foi capaz de levantar 90kg!

Dan McGaly, 33, é britânico e foi aclamado no evento em Bordeaux, na França. Ele competiu contra atletas que não têm deficiência e levou a melhor no supino bruto e supino equipado. O garoto quatro vezes campeão da Commonwealth e campeão britânico no esporte.

Quem vê Dan hoje assim, jamais imaginaria que ele passou por duas cirurgias cardíacas de peito aberto, além de ser autista e ter a surdez do ouvido esquerdo. Mas para ele, isso nunca foi problema, e não tem desafio que não possa ser superado.

Histórico de superação

As coisas não foram nada fáceis. Ele enfrentou adversidades superadas ao longo da carreira, incluindo duas cirurgias de risco.

Ele chegou a ouvir que “jamais conseguiria nada”, mas Dan estava determinado a mostrar para aqueles que o desacreditaram, que eles estavam errados.

Para a mãe, Judith McGauley, o filho é uma inspiração.

“A coisa incrível sobre Dan é que ele inspira levantadores fisicamente aptos, bem como pessoas com deficiência”, disse.

Dan também chegou a ficar em uma cadeira de rodas por um tempo. A atividade física começou quando ele visitou uma academia para iniciar um processo de perda de peso.

Leia mais notícia boa

Primeira medalha

A paixão pelo levantamento de peso deu o primeiro resultado em 2015, no Canadá. Lá, o atleta foi campeão na Powerlifting Commonwealth Championship.

De lá pra cá, a garra pelo esporte cresceu, Dan acumula uma série de títulos em diversas competições internacionais, como na África do Sul e em outros países europeus.

“Ele é muito respeitado em todo o mundo porque as pessoas conhecem o treinamento que envolve o levantamento de peso – mas é a disciplina que ele realmente gosta”, disse a mãe.

A mulher ainda comentou que, muito da identificação do filho com o levantamento de peso, uma característica que o garoto tem por ser autista, é o gosto pela “repetição”.

Prêmio em Bordeaux

A última, ou melhor, as duas últimas medalhas conquistadas por Dan foram em Bordeaux, França.

Na categoria até 59kg, o atleta conseguiu levantar 70kg sem equipamento, e 90kg com a ajuda de equipamentos, o que deu a ele os dois primeiros lugares.

“Quando ele está embaixo da barra, aquela barra não o distingue de mais ninguém, não há distinção feita porque ele tem problemas”, explicou a mãe.

De tanto acompanhar o filho, Judith resolveu experimentar o levantamento de peso, e gostou!

“Eu comecei a treinar com ele anos depois que ele começou e ele sempre brinca dizendo que tem muito mais medalhas de ouro do que eu”, disse a chef aposentada.

Pura superação esse menino!

De tanto acompanhar o filho, a mãe também começou a competir e tomou gosto pelo esporte. Foto: Reprodução/James Linsell-Clark (SWNS).

De tanto acompanhar o filho, a mãe também começou a competir e tomou gosto pelo esporte. Foto: Reprodução/James Linsell-Clark (SWNS).

O atleta foi capaz de superar duas cirurgias cardíacas de peito aberto. Foto: Reprodução/James Linsell-Clark (SWNS),

O atleta foi capaz de superar duas cirurgias cardíacas de peito aberto. Foto: Reprodução/James Linsell-Clark (SWNS),

Com informações de Daily Mail.

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.