O 36º Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá acabou. Foram três finais de semana de muita alegria e o público compareceu em peso para prestigiar a maior de todas as edições. Ao todo, foram mais de 254 mil pessoas.
O balanço do evento foi divulgado durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (9).
“O investimento foi de R$ 6 milhões, com maior participação do Governo do Estado, alguns patrocinadores que nós conseguimos e também uma contrapartida da prefeitura municipal. É um investimento necessário até pela grade, line up de artistas que nós chamamos pra dar essa característica do festival, que contemple todos os gostos”, pontua o secretário municipal de Governo, Gilberto Mello.
A programação foi recheada de artistas regionais e nacionais, para todos os gostos. O dia que mais lotou a Praça do Festival foi o show do grupo Roupa Nova e dos sertanejos Henrique e Diego.
Cerca de 42,2 mil pessoas se emocionaram e se divertiram ao som da dupla sertaneja de Cuiabá, que conquistou o país, além da banda que conta com mais de 40 anos de história e grandes sucessos, que se tornaram trilhas sonoras de diversas novelas.
O recorde de público se deu não só pelas grandes atrações que pisaram no palco, como pela estrutura do evento. A Praça do Festival reuniu 254 mil pessoas durante todos os dias de festa e, com a cidade lotada, a taxa de ocupação da rede hoteleira chegou a 100%.
“Sucesso! Costumo dizer que cada real investido retorna R$ 8 a R$ 10. Isso envolve gastronomia, hotelaria, as pessoas que começam a reformar os seus imóveis e preparar suas residências, pousadas, materiais de construção, serviços, combustível, então todo tipo de serviço que pode atender as pessoas que vão pra Chapada. Ajuda muito, aumenta a contratação e gera riqueza, renda e bem-estar”, destaca Osmar Froner, prefeito de Chapada dos Guimarães.
A segurança foi reforçada, tanto nas rodovias, quanto na cidade. De acordo com o coronel da Polícia Militar, Lupércio Cabral, foram mobilizados cerca de 100 policiais por dia de evento.
“Através das mais diversas unidades da Polícia Militar, cavalaria, Rotam, Força Tática, o próprio Batalhão de Trânsito, com todo o efetivo trabalhando para propiciar a maior segurança possível. Podemos avaliar que foi muito tranquilo”, ressaltou o coronel.
O oficial disse ainda que apesar das dezenas de milhares de pessoas que estiveram na cidade nesses dias, não houve nenhuma ocorrência de furto, roubo, homicídio ou tentativa de homicídio.
Uma das novidade deste ano, foi a praça de alimentações que ampliou o espaço e deixou todo mundo ainda mais a vontade. As atrações musicais foram divididas entre o palco principal e outro que trouxe as apresentações dos talentos regionais.
Foi um evento pra toda família. Crianças e jovens aproveitaram um parque de diversões onde a entrada era um ticket verde, que arrecadou mais de 252 toneladas de latinhas.
Segundo Júnior Brasa, presidente da agência de publicidade Genius, em 15 dias de festival, foram 72 shows regionais, 15 shows nacionais, mais de 50 oficinas ocorrendo em quatro pontos da cidade, que ficou lotada: de 12 mil habitantes foi pra mais de 100 mil pessoas circulando nos dias de festa.
“O festival tinha a entrada gratuita, então você via muita família, criança, bebê. Levamos um parque de diversões, e tinha 15 anos que não tinha um parque em Chapada. As filas foram gigantescas, com tudo de graça, as crianças levavam recicláveis pra trocar pelo ingresso, então isso tudo fez a gente ter uma percepção da qualidade que a cidade entrega nos eventos e é isso que a prefeitura tem explorado pra trazer o turismo”, ressalta.
Fonte: primeirapagina