Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (09), em Cuiabá, o prefeito Osmar Froner, o secretário municipal de Governo, Gilberto Mello, e o produtor do evento Jr. Brasa, revelaram que Chapada dos Guimarães recebeu durante os 13 dias do Festival de Inverno mais de 254 mil pessoas. O volume é 13 vezes maior que a população da cidade, que tem 18.990 habitantes.
O público recorde foi no show da banda Roupa Nova, e dos sertanejos Henrique e Diego, onde mais de 42 mil pessoas lotaram a ‘Praça do Festival”.
Segundo o prefeito, o evento gera emprego e renda, e que foram injetados mais de R$ 70 milhões na economia da cidade. O montante é resultado da lotação das pousadas, locação de casas, movimento dos restaurantes, supermercados, postos de combustíveis, e demais comércios.
O evento recebeu R$ 6 milhões em investimentos, com maior participação do Governo do Estado, e contrapartida da prefeitura municipal. A organização do festival também buscou patrocinadores.
“É um investimento necessário até pela grade, line up de artistas que nós chamamos pra dar essa característica ao festival”, pontua o secretário municipal de Governo, Gilberto Mello
“Sucesso! Costumo dizer que cada real investido retorna R$ 8 a R$ 10. Isso envolve gastronomia, hotelaria, as pessoas que começam a reformar os seus imóveis e preparar suas residências, pousadas, materiais de construção, serviços, combustível, então todo tipo de serviço que pode atender as pessoas que vão pra Chapada. Ajuda muito, aumenta a contratação e gera riqueza, renda e bem-estar”, destacou o prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner.
Atrações
O evento contou com 68 atrações regionais e 15 nacionais. Além disso, foram realizadas 24 atividades em diferentes áreas: esportivas, lazer, oficinas, dentre outros. No Festival de Balonismo, foram mais de 40 voos livres e cativos. Já no paraquedismo, foram realizados 27 voos, e 135 saltos.
Praça de Alimentação
O sucesso do Festival de Inverno também refletiu no sucesso das marcas que apostaram no evento, e que adquiriram stands dentro do espaço. Na área gourmet, uma inovação da 36ª edição, as empresas ofereceram um cardápio completo de comidas e bebidas diversas.
Foram comercializados 74 mil latas e garrafas de água e refrigerante, 135 mil latas de cerveja lata, 13 mil drinks, 17 mil lanches, 7 mil energéticos, 695 litros de destilados, e 535 litros de vinhos.
37ª Edição
Na apresentação, o secretário municipal de Governo de Chapada, Gilberto Mello, antecipou algumas das atrações da 37ª edição do Festival de Inverno. A lista conta com artistas renomados de diversos seguimentos da música.
Das atrações nacionais, já contratadas, estão: as irmãs sertanejas Maiara e Maraísa e o pagodeiro Dilsinho.
Já está em articulação as conratações de Lulu Santos, Paula Toller, Zé Ramalho, Racionais, Matuê, João Bosco e Vinícius, Zé Neto e Cristiano, Aline Barros e Frei Gilson.
Fonte: Assessoria da Prefeitura