A plataforma de mobilidade urbana 99 passará a contar com um novo recurso para aumentar a segurança dos motoristas parceiros. Trata-se do “selo de verificação dos passageiros”. O objetivo da empresa é melhorar a experiência dos usuários do app de transporte, pois os motoristas tendem a aceitar mais viagens de passageiros com perfis mais completos.
Veja como funciona o novo recurso de segurança do app de transporte 99
Para obter o selo Essencial, o passageiro deve inserir o nome exato que possui no CPF, o qual será checado pela plataforma. A obtenção do selo Premium depende do passo anterior somado à inclusão de uma foto do rosto, que será verificada via inteligência artificial para garantir que real.
Até aqui, os usuários da 99 precisavam incluir apenas o CPF ou o cartão de crédito no aplicativo, e esses documentos eram verificados antes da primeira corrida.
Segundo a empresa, o selo vai ajudar o usuário a obter uma corrida mais rapidamente. Pesquisa da 99 junto aos parceiros revela que os motoristas tendem a aceitar mais viagens daqueles que têm perfis mais completos.
Outro motivo para o esperado aumento da agilidade é que a pesquisa também mostra que os motoristas que recebem informações sobre os usuários também ficam mais ativos na plataforma: são, em média, 2 horas a mais por semana.
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Além disso, 90% dos motorista parceiros do aplicativo de transporte afirmam se sentir mais seguros com dados adicionais dos passageiros.
“Essa é uma pequena atitude que faz muita diferença para melhorar a experiência tanto do passageiro quanto do motorista. Demora 15 segundos para completar o cadastro no app. O passageiro passa a receber o carro mais rapidamente e o motorista a se sentir mais seguro na viagem”, afirma Leandro Abecassis, diretor de Produto e Experiência da 99.
O executivo ressalta que pessoas que utilizam o nome social também poderão solicitar o selo diretamente no app de transporte. O pedido será analisado pela equipe da 99 e o perfil será atualizado.
99 diz que investimentos reduzem incidentes
O selo de verificação faz parte de um pacote da 99 para os serviços do aplicativo de transporte em 2023. Os investimentos previstos para este ano totalizam R$ 40 milhões.
Recentemente, o recurso que mostra a foto do passageiro ao motorista no momento em que ele chega ao local de embarque foi expandido para todo o Brasil. Durante o período de testes, um em cada três passageiros adicionaram a imagem no perfil. A previsão é de que o número aumente agora, com o recurso do selo de verificação.
A 99 também está disponibilizando tags com avaliações de motoristas sobre os passageiros. Com isso, o condutor poderá ver se o passageiro foi considerado educado ou pontual, por exemplo. Usuários bem avaliados também tendem a ter corridas aceitas mais rapidamente no aplicativo de transporte.
Leandro Abecassis revela dados mostrando que, graças aos investimentos em novas funcionalidades de transparência, segurança e tecnologia, a plataforma registrou redução de 34% de incidentes graves, na comparação entre os primeiros seis meses de 2023 e o primeiro semestre de 2022.
Segundo o executivo, o usuário do app 99 não precisa se preocupar com as informações cadastradas na plataforma, pois essas são utilizadas somente para a finalidade de segurança das viagens, de acordo com as políticas de privacidade da empresa e em respeito à lei federal n° 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Com o objetivo de preservar a privacidade do usuário – e também a sua segurança – o app impede que as informações que aparecem na tela do smartphone do motorista parceiro sejam acessadas posteriormente, depois da finalização da corrida.
Fonte: garagem360.com.br