O TikTok está testando um chatbot alimentado por inteligência artificial (IA) generativa. A intenção do aplicativo chinês é ajudar seus usuários a encontrar conteúdo e obter recomendações de videos.
A ByteDance, dona do TikTok, informou que está testando o recurso nas Filipinas. Chamado de Tako, o recurso “é alimentado por um assistente de bate-papo de terceiros e foi projetado para ajudar a facilitar a descoberta de conteúdo divertido e inspirador no TikTok”, explicou a empresa no Twitter. “Não há planos atuais para isso além desses testes iniciais.”
O robô responderá a perguntas e conversará com os usuários, segundo uma empresa de inteligência competitiva que descobriu que o TikTok estava testando o recurso antes de seu anúncio.
A tecnologia pode ser útil para os usuários que navegam em aplicativos cheios de grandes quantidades de conteúdo. Para os criadores de apps, serve como potencial impulsionador do engajamento.
O boom da IA generativa foi desencadeado pelo lançamento da ferramenta ChatGPT, da OpenAI, no final do ano passado. Ele iniciou uma onda de sistemas semelhantes capazes de produzir rapidamente ensaios, imagens, áudio e muito mais com base em prompts de texto.
Chance de ser banido
O novo recurso está sendo testado enquanto o TikTok enfrenta a possibilidade de ser banido nos EUA, a menos que seu proprietário chinês, ByteDance, venda sua participação no aplicativo de compartilhamento de vídeo.
Os legisladores dos EUA levantaram preocupações de segurança nacional sobre como a ByteDance lida com a coleta de dados e moderação de conteúdo do TikTok. A empresa tem feito esforços para ser mais transparente sobre seus processos, como a construção de uma nova subsidiária para abrigar os dados do TikTok nos Estados Unidos.
Em Montana, nos EUA, o governador assinou um projeto de lei que proíbe o TikTok no Estado, citando preocupações de segurança nacional. O TikTok está processando o governo por causa do projeto de lei, que criticou como inconstitucional.
Leia também: LuzIA, a inteligência artificial do WhatsApp é lançada no Brasil; confira
Fonte: revistaoeste