Sophia @princesinhamt
Lifestyle

Telhas sanduíche: conheça os diferentes tipos, valores, quando utilizar e vantagens

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

interiorplusdesign

Há diversos tipos de telha disponíveis no mercado. A escolha do modelo ideal depende das necessidades de cada construção. A telha sanduíche é muito utilizada em coberturas de edifícios industriais, comerciais e residenciais. O arquiteto Arthur Sato esclareceu diversas dúvidas sobre o assunto. Acompanhe!

O que é a telha sanduíche e quais suas principais características?

A telha sanduíche, também conhecida como telha termoacústica e telha isolante, é um tipo de cobertura para telhados. O item consiste em um painel composto por 3 camadas de diferentes de materiais.

As camadas da telha sanduíche são:

  • Camada externa: camada da telha, responsável pela proteção de fatores como chuva, vento e raios solares. Geralmente, essa camada é feita de metal.
  • Camada isolante: localizada no centro da telha, é responsável por fornecer isolamento érmico e acústico ao ambiente. Ela pode ser feita de poliuretano expandido.
  • Camada interna: camada inferior da telha, que fornece suporte estrutural e estabilidade. Normalmente, é feita de aço galvanizado.

O valor da telha sanduíche depende muito dos materiais usados na composição da mesma. Assim, o preço varia entre R$ 40 e R$ 200 por metro quadrado. Sua durabilidade pode chegar até 50 anos, explica Arthur.

Tipos de telha sanduíche

Existem diferentes tipos de telha sanduíche, com variações nos materiais e nas aplicações na construção civil. Os modelos mais utilizados são:

  • Telha sanduíche metálica: possui uma camada externa de aço galvanizado, alumínio ou outra liga metálica resistente à corrosão. O núcleo isolante, geralmente, é feito de poliuretano (PU) ou poliestireno expandido (EPS). Apresenta alta durabilidade, leveza e bom desempenho térmico.
  • Telha sanduíche de policarbonato: possui uma camada externa feita de policarbonato, um material plástico transparente e resistente aos raios UV. O núcleo isolante também pode ser de poliuretano (PU) ou poliestireno expandido (EPS). Muito utilizada para aproveitar a luz natural.

Cada projeto é único e possui diferentes necessidades. Contrate um profissional especializado para analisar a sua obra.

Quando é indicado o uso da telha sanduíche?

O uso da telha sanduíche é indicado em diversas situações, especialmente em projetos de construção que necessitam de isolamento térmico, acústico e resistência estrutural. Arthur cita como exemplo as casas que ficam próximas de avenidas, metrô, casas de shows, estádios de futebol ou locais com tráfego intenso de pessoas.

Projetos de casas sustentáveis também estão adotando a telha sanduíche. Como o material oferece ótimo desempenho térmico, ajuda a reduzir o consumo de e as emissões de gases de efeito estufa.

Em varandas e áreas de lazer, o uso da telha sanduíche é uma solução durável e esteticamente agradável, pois, além do isolamento térmico, oferece sombreamento.

Vantagens e desvantagens da telha sanduíche

Confira as principais vantagens e desvantagens a serem consideradas antes de escolher a telha sanduíche para a sua construção:

Vantagens

  • desempenho térmico;
  • Economia de energia (redução do uso de ar condicionado e ventilador);
  • Redução do risco de alastramento de chamas;
  • Redução da umidade (não absorve água);
  • Isolamento acústico.

Desvantagens

  • Manutenção mais complexa;
  • Pode ter um custo inicial alto;
  • Necessidade de profissionais altamente especializados;
  • Limitações estéticas;
  • Dificuldade de reparo.

Um ambiente interno tranquilo e confortável é essencial para o bem-estar dos moradores! Antes de decidir se a telha sanduíche é a melhor opção para o seu projeto, conheça a telha ecológica, uma das opções mais populares e sustentáveis para residências.

 

 

Fonte: tuacasa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.