A Bajaj terá sua própria fábrica no Brasil, segundo reportagens publicadas pela mídia local indiana. Uma das maiores fabricantes de motos do mundo, a empresa estaria estabelecendo sua primeira unidade fabril fora da Índia justamente em território brasileiro. Presente em mais de 90 países, a marca possui atualmente parceria de montagem de seus modelos com a Dafra, em Manaus.
Em um primeiro momento, a subsidiária Bajaj do Brasil ainda não confirmou as informações veiculadas na Índia. De acordo com o jornal “The Economic Times”, a planta teria capacidade de 20 mil unidades por mês, o que já colocaria a empresa como uma das grandes forças no mercado nacional. Mas isso não significa que a capacidade máxima já seria atingida logo de início.
VEJA TAMBÉM:
A previsão é de que a fábrica comece a operar “nos próximos 12 meses”, segundo a publicação. Também estaria nos planos da empresa a montagem das motos da KTM, empresa da qual a Bajaj é sócia. Atualmente, os modelos KTM também são montados pela Dafra no país.
“O Brasil é uma exceção devido ao seu tamanho, complexidade e às vezes imprevisibilidade. Exige um poder de permanência de longo prazo. Então, tendo esses fatores em mente, achamos melhor ter um modelo de negócios diferente e assumir o desenvolvimento do negócio diretamente”, disse Rakesh Sharma, diretor executivo da Bajaj, ao jornal “The Economic Times”.
Desde o início da operação no Brasil, a fabricante indiana não descartava ter sua própria fábrica no país, mas o passo inicial foi ter uma linha de montagem com um parceiro, no caso, a Dafra. A empresa começou suas vendas por aqui em dezembro passado com os modelos Dominar 160, Dominar 200 e Dominar 400.
MAIS DO MUNDO MOTO
Fonte: motoo