Os resultados trimestrais mais recentes do Google dissiparam quaisquer temores de um declínio iminente no domínio da Internet do Google em favor de chatbots. Em parte, isso ocorre porque o próprio Google é forte em IA.
O CEO da Alphabet, Sundar Pichai, destacou a nova “Experiência de Busca Generativa” (SGE, na sigla em inglês) da empresa, que tem sido lançada para usuários iniciais nos Estados Unidos há várias semanas.
Até agora, o feedback tem sido “muito positivo”, disse ele na teleconferência de resultados trimestrais. A SGE pode responder melhor a perguntas existentes, bem como a novas perguntas, e oferecer uma experiência mais personalizada que considera vários fatores individuais, como antes de uma decisão de compra ser tomada.
“Eu acredito que agora somos definitivamente capazes de atender a casos de uso de informações mais profundos e abrangentes, o que é muito empolgante”, disse Pichai.
Ele acrescentou que a SGE também melhorou tecnicamente, com respostas de IA agora sendo geradas duas vezes mais rápido do que quando foi lançada em maio. O chatbot Bard do Google também adquiriu novas capacidades desde o seu lançamento, disse ele. Olhando para o futuro, Pichai destaca novas capacidades multimodais com o Gemini, a próxima geração de multimídia LLM do Google.
Atualmente, o compromisso do Google com a Web aberta é apenas uma mera formalidade
“Estamos interagindo com todo o ecossistema e continuaremos a priorizar abordagens que enviem tráfego valioso e apoiem uma Web saudável e aberta”, diz Pichai.
A nova SGE é um “ponto de partida para explorar a Web”, diz Pichai, uma declaração que continua sendo apenas uma formalidade sem métricas e diretrizes concretas. O tempo das pessoas é limitado e, se elas passarem mais tempo no ecossistema de pesquisa do Google, provavelmente será às custas de sites tradicionais – a Web aberta.
Segundo Pichai, a SGE será disponibilizada para cada vez mais usuários e “com o tempo, isso se tornará a forma como a pesquisa funciona”. A estratégia de monetização do Google continua sendo a publicidade e, como eu já argumentei antes, a empresa está claramente tentando e pode maximizar os lucros na Internet antiga e potencialmente na nova, mais baseada em chatbots.
E por que não fariam isso? Afinal, não é como se outras grandes empresas de tecnologia, como Meta, Apple ou Amazon, se preocupassem com a Web aberta. A Microsoft está mais ou menos tentando construir sua própria SGE com seu chatbot Bing, mas a questão é que, mesmo com toda a empolgação do ChatGPT, as pessoas ainda não usam o Bing.
Nos Estados Unidos, editoras como o New York Times estão se unindo e se preparando para uma ação judicial de bilhões de dólares, pois temem serem preteridas na web pelas ambições de IA do Google – baseadas em seus dados, alguns dos quais foram usados para treinar a IA. O Google já está sendo processado por autores, e a OpenAI recentemente fez um acordo com a AP para licenciar pelo menos parte do conteúdo jornalístico para o treinamento de IA.
Por outro lado, os resultados trimestrais do Google agradaram aos investidores, com as ações subindo cerca de oito por cento após o anúncio. O negócio de publicidade de pesquisa está crescendo novamente a cinco por cento, e o YouTube também está de volta ao território de crescimento, com 4,4 por cento, apesar da crescente concorrência do Instagram e TikTok. O setor de maior crescimento do Google ainda é o de nuvem, com 28 por cento de aumento.
O fluxo de caixa livre da Alphabet é de US$ 22 bilhões. Em outras palavras: o Google ainda está imprimindo dinheiro. Com informações do The Decoder.
Fonte: Andre Lug