Na quarta-feira (19/07), no recinto da Câmara Municipal de Jangada, foi realizada uma importante reunião com a equipe da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), juntamente com membros do Poder Executivo, Poder Legislativo, Sindicatos, Empaer, associações e agricultores, cujo o objetivo foi tratar da implantação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (SUSAF) no município.
Estiveram presentes o prefeito Rogério Meira, Dr. Luiz Henrique (representante interino da Sec. de Agricultura), Alaíde Meira (Secretária de Cultura), Dejeane Danuze (Secretária de Educação), presidente Danilo Machado, vereador Benivaldo, vereadora Geisiany, vereador Benys, vereador Diamante e vereador Otílio Júnior, Roberto da Empaer, representantes de várias Associações, Sindicatos Rurais, bem como ilustres agricultores de Jangada.
O prefeito Rogério Meira deu início a reunião, dando boas vindas e destacando que a Secretaria de Agricultura está passando por um grande processo de estruturação nunca jamais visto em Jangada, onde contratou o engenheiro agrônomo Dr. Luiz Henrique (ex-Mapa e ex-Empaer), visando apoio técnico ao homem e mulher do campo, e ainda, ressaltou que alugará um prédio com todo o suporte estrutural para fazer um valoroso trabalho nos setores do desenvolvimento rural, bem como uma equipe para esse novo momento histórico. O prefeito explanou que recentemente determinou também, que seja realizado todo trâmite burocrático para aquisições de itens da merenda escolar diretamente do agricultor(a) de Jangada.
Sucessivamente fizeram uso da palavra o presidente Danilo Machado e engenheiro agrônomo Dr. Luiz Henrique, ambos ressaltaram a importância da reunião e a implantação do SUSAF como novo gerador de renda ao agricultor.
O SUSAF é um sistema que busca garantir a equivalência dos Serviços de Inspeções Municipais, por município ou por meio de consórcio intermunicipal de desenvolvimento, para a comercialização de produtos de origem animal da agricultura familiar e de pequeno porte em todo o território estadual. A implantação do SUSAF tem como finalidade fomentar a economia regional e contribuir com a geração de emprego e renda nos municípios.
A adesão ao SUSAF traz benefícios significativos para a economia local, pois permite que os produtos de origem animal da agricultura familiar e de pequeno porte possam ser comercializados em todo o território estadual, garantindo a qualidade e segurança sanitária dos alimentos. Além disso, a implementação do SUSAF contribui para o fortalecimento do setor agropecuário, a geração de empregos e a promoção do desenvolvimento sustentável.
Na oportunidade, estiveram presentes os integrantes da Associação Matogrossense dos Município (AMM), Sra. Nathacha de Carvalho Luz (coordenadora do Núcleo de Apoio aos municípios da região da Baixada Cuiabana), Advogado Dr. Fernando Alves, a nutricionista Berlania Oliveira, dentre outros. Agora o trabalho consiste em percorrer as propriedades rurais do município para mapear a produção e orientar sobre a implantação do SUSAF.
Fonte: Assessoria da Prefeitura