Um tema discutido há algum tempo e que mudaria paradigmas na história automotiva global começou a se tornar realidade: o carro voador. Veja os detalhes.
Carro voador nas ruas
A Aska colocou em prática o que parecia ser utopia até pouco tempo atrás.
A empresa de aviação americana se tornou a primeira do mundo a conseguir autorização para circular com seu modelo Aska A5 em vias públicas.
O modelo foi autorizado pelos órgãos competentes dos Estados Unidos e já realizaram testes nas ruas do país.
Segundo a Aska, a companhia já recebeu certificados oficiais de aprovação para transitar pelas cidades norte-americanas, além de ser liberada para voôs, mesmo que em fase de testes.
As informações foram divulgadas de antemão pela própria empresa através de um comunicado de imprensa oficial.
Sabia dessa? Carro voador terá fábrica no Brasil; saiba aonde
Aska A5
O primeiro carro voador a receber autorizações para andar e voar no mundo é o Aska A5.
Trata-se de um modelo que reúne características mescladas de veículo automotor e helicóptero.
O modelo custa cerca de 789 mil dólares, ou seja, 3,73 milhões de reais em conversão direta.
O Aska A5 possui porte avantajado como não poderia deixar de ser, sobretudo ao se levar em conta a comparação com veículos automotores convencionais mais compactos.
No entanto, o modelo possui quatro lugares e procura se aproximar de um SUV, além disso, é capaz de viajar até mesmo em rodovias.
Fase de testes
Com sistema híbrido de alcance estendido, o Aska A5 já realizou testes de 300 milhas (482 km) no Vale do Silício, um dos principais polos tecnológicos do mundo.
Durante essas avaliações, o modelo utilizou placa emitida pelo Departamento de Veículos Motorizados dos Estados Unidos.
No entanto, para de fato ser liberado para se locomover como um carro automotor, o Aska A5 precisa atender a critérios relacionados à segurança.
Produção
Todavia, apesar de já ter recebido cerca de 60 pré-encomendas, o Aska A5 começará a ser produzido somente em 2026, segundo a companhia.
Ainda assim, só com as reservas iniciais, a empresa já soma faturamento na casa dos 50 milhões de dólares, ou seja, 237 milhões de reais.
Carros voadores no Brasil
Na última semana, a Embraer anunciou a criação da primeira fábrica de carros voadores do Brasil.
Juntamente com sua subsidiária Eve Air Mobility, a empresa de aviação irá produzir os novos modelos em Taubaté, no interior de São Paulo.
Segundo os engenheiros da Embraer, são necessários quatro anos para que os novos veículos possam sobrevoar cidades do país.
Ou seja, essa realidade terá que aguardar mais algum tempo para de fato se concretizar.
Fonte: garagem360.com.br