A piscina é um elemento de desejo em muitos jardins e áreas de lazer. Além de proporcionar momentos de diversão, a água promove a contemplação e o relaxamento. A arquiteta Agata Cipriani, da Cipriani Studio, fala sobre os principais tipos de piscinas e suas vantagens, com dicas práticas para projetar a sua:
Conheça a especialista
Andressa Oliveira é arquiteta e urbanista, com pós-graduação em lighting design, com experiência em projetos arquitetônicos e de interiores.
Tipos de piscina
A arquiteta salienta que há uma grande variação nos tipos de piscinas e acabamentos que podem ser usados. Abaixo, a profissional elenca as principais características de cada opção e destaca suas vantagens e desvantagens. Veja:
Piscina de alvenaria ou concreto armado
Segundo Agata, a piscina de alvenaria ou concreto armado é o tipo mais utilizado, devido à sua versatilidade. É possível “criar prainhas para acomodar espreguiçadeiras ou escadas com as dimensões que melhor atendam ao espaço”. Para ela, a grande vantagem é poder utilizar tanto pastilhas menores quanto porcelanatos grandes como revestimento. Uma opção de revestimento mais em conta é a piscina de vinil. Entretanto, a profissional ressalta que esse tipo deve ser executado por mão-de-obra especializada e o seu tempo de execução e preços são maiores em comparação com outras opções de piscinas.
Piscina pré-moldada
A piscina pré-moldada pode ser feita com a instalação de placas adquiridas prontas ou feitas sob medida. O processo de preparação do terreno é similar ao da piscina de alvenaria ou concreto. Entretanto, economiza-se tempo na obra com o uso de partes pré-moldadas, como as paredes e bordas da piscina.
Piscina de fibra
Conforme a arquiteta, a piscina de fibra é perfeita para quem quer economia e agilidade. Os modelos também são pré-fabricados e podem ser instalados em poucos dias. Porém, toda a infraestrutura para a sua colocação já deve estar pronta. Além da praticidade na instalação, a fibra de vidro facilita a manutenção e limpeza da piscina. Como desvantagem, a profissional cita a pouca variação de acabamentos, formatos e cores.
Piscina de areia
Agata destaca que a piscina de areia é “um sonho de consumo”, já que cria uma sensação de praia e mar. Seu diferencial é o revestimento final, “que é feito com uma resina de areia”. Entretanto, os custos podem ser elevados, já que toda a estrutura é feita em concreto armado e os cantos são arredondados, com transições suaves entre níveis. Além disso, a execução deve ser feita com cuidado, para evitar trincas “que podem surgir devido à diferença de temperaturas”.
Piscina de vidro
A piscina de vidro pode ter um lado ou mais feito com o material, que garante um resultado de tirar o fôlego. Sua estética é seu grande atrativo, principalmente em piscinas suspensas. Mas, para ter um projeto feito com segurança, a arquiteta reforça que é importante considerar a resistência e espessura dos vidros utilizados. “Geralmente costumam ser do tipo laminado, para atender às pressões da água”.
Piscina de borda infinita
Agata explica que a piscina de borda infinita é construída “para dar uma sensação de infinitude, com uma borda imperceptível”. Para conseguir esse efeito, “a água deve transbordar pela borda e as cores devem ser as mais próximas do entorno”. É recomendada para locais mais altos ou com vista.
Piscina elevada
Para a profissional, a piscina elevada é perfeita para projetos em que não se pode movimentar terra. Assim a piscina é feita totalmente ou parcialmente acima do solo. Nesse caso, Agata sugere aproveitar o espaço ao redor com a criação de decks de madeira ou áreas de estar. É recomendada para casas já construídas. Essa piscina pode ser feita de concreto, fibra, vidro ou vinil.
A especialista explica que a escolha de um determinado tipo depende de fatores como a estética desejada, custos e, principalmente, adaptação ao local da obra. Analise o que é mais importante para você e, com a ajuda de um profissional, decida qual o melhor tipo de piscina para seu projeto.
7 dicas para um projeto de piscina
Independentemente do tipo escolhido, Agata Cipriani traz dicas e detalhes que devem observados para a construção de qualquer piscina. Acompanhe:
1. Incidência solar
Segundo a profissional, a incidência solar e o mapa de sombras das construções do terreno são fatores primordiais para planejar piscinas. O ideal é que a piscina seja instalada na face norte, onde há maior incidência de luz solar durante o ano todo, mesmo no inverno. Outro ponto importante é evitar a área de vento predominante na sua região, para não causar desconforto aos usuários.
2. Impermeabilização
“Durante a execução da obra, um dos maiores cuidados que se deve ter é com a impermeabilização e estanqueidade das piscinas”, explica a arquiteta. “Isso evitará fissuras e consequentes vazamentos durante o uso”, complementa.
3. Dimensões e profundidade
Não existem medidas mínimas ou máximas para uma piscina, o tamanho pode variar conforme a necessidade e o tamanho do terreno. Mas, para natação e outras atividades, as dimensões recomendadas são de 2 x 3,50 m. Quanto à profundidade, o ideal é ter entre 1,30 m e 1,40 m na parte mais funda. Caso deseje um espaço raso para relaxamento ou crianças, o indicado é uma profundidade entre 0,40 e 0,50 m.
4. Revestimentos indicados
Para o revestimento da piscina, dê preferência para pisos antiderrapantes e atérmicos, ou seja, que não escorreguem e não retenham o calor do sol. Opções como porcelanatos, pisos cimentícios, pedras naturais e madeira são boas opções para serem usadas como bordas ou no entorno da piscina.
5. Acessórios
Para incrementar a piscina, é possível investir em diversos acessórios, como cascata, sauna, hidromassagem, aquecedores e iluminação. A arquiteta afirma que, com o avanço da tecnologia, a automação residencial facilita a vida dos moradores.
6. Casa de máquina
A casa de máquinas é o local onde serão instalados motores e outros equipamentos responsáveis pelo funcionamento e manutenção da piscina, como bombas, filtros, controles etc. Agata reforça que esse espaço deve ter uma localização estratégica, para preservar a parte estética da piscina. Além disso, os equipamentos devem ficar abaixo do nível da água.
7. Cuidados e manutenção
Para nadar à vontade e em segurança, é preciso saber como limpar sua piscina. Atualmente, há tratamentos como ozônio, piscina de sal e cloro para a água. No caso de piscina com pastilhas ou azulejos com juntas, a limpeza deve ser constante, para combater fungos ou algas. No geral, a piscina deve ser escovada e aspirada ao menos uma vez por semana.
Caso tenha crianças ou animais, uma cerca ou grade ao redor da piscina é uma ótima opção para garantir mais segurança na parte externa da casa. Aproveite as dicas e continue a leitura para se inspirar com projetos para ter a piscina que tanto sonha!
30 fotos de piscina para uma área de lazer incrível
Orgânica, de raia, com prainha ou borda infinita, muitas são as possibilidades para ter uma piscina no quintal de casa. Confira as melhores ideias:
1. Uma grande piscina valoriza o jardim
2. E traz mais funcionalidade para uma área externa
3. Você pode adaptar o formato ao seu terreno
4. E valorizar uma vista com uma borda infinita
5. A piscina de raia é ótima para lotes estreitos
6. O formato retangular é o mais comum
7. Pois combinam com todo tipo de projeto
8. Mas vale soltar a imaginação com as curvas
9. Pastilhas são muito usadas como revestimentos de piscinas
10. Outra boa opção é apostar na pedra hijau
11. A combinação com pergolado cria um aconchegante estar
12. A piscina traz mais diversão para uma casa de campo
13. O modelo de alvenaria é apreciado em casas modernas
14. Já que pode ser construído da forma que desejar
15. Em terraços de casas ou coberturas, prefira o tipo elevado
16. A piscina de fibra alia economia e agilidade na obra
17. Uma grade de vidro traz segurança com estilo
18. Uma piscina pequena tem seu charme
19. Você pode aproveitar cada cantinho do seu espaço
20. Uma cascata é perfeita para incrementar o projeto
21. A piscina pode contar com prainha ou SPA
22. É possível misturar linhas retas com curvas
23. Explorar diferentes níveis
24. Você pode planejar uma área de lazer com piscina simples
25. Até mesmo nos menores terrenos
26. Ou criar um espaço digno de resort
27. Para se sentir em um verdadeiro paraíso
28. A borda pode se destacar com um revestimento diferente
29. E evidenciar o formato da piscina
30. Tenha já a sua para aproveitar o verão!
Em uma casa com piscina, os dias de sol poderão ser muito bem aproveitados! Escolha o modelo que mais gostou, faça as adaptações para o seu terreno e mergulhe fundo nessa ideia. Aproveite e veja também dicas para criar um incrível paisagismo para a piscina.
Fonte: tuacasa