A China inaugurou, nesta semana, o maior parque eólico em operação do planeta. A ação ocorreu com a ligação da primeira turbina eólica do mundo com capacidade de gerar 16 megawatts de energia elétrica.
+ Leia as últimas notícias de Mundo no site da Revista Oeste
A nova turbina eólica é offshore, ou seja, está instalada em alto-mar, gerando energia por meio dos ventos marítimos. O equipamento está no estreito de Taiwan, na costa do leste chinês, próximo à costa da província de Fujian.
De acordo com a agência de notícias Xinhua, que é controlada pelo Partido Comunista Chinês, a conexão da nova turbina com a rede elétrica do país se deu, com sucesso, na quarta-feira 19. A empresa China Three Gorges Corporation é a responsável por administrar o parque eólico.
Conforme a Xinhua, a mais nova turbina eólica da China vai ser capaz de gerar cerca de 66 milhões de quilowatts-hora de energia elétrica a cada ano. Nesse sentido, a expectativa do governo local é atender ao consumo de 108 mil pessoas — levando em consideração a média de famílias com três integrantes.
Fora a grandiosidade, as autoridades chinesas reforçam que tal energia será gerada a partir de fontes limpas. Nesse sentido, sai de cena usinas termoelétricas que precisam de carvão para gerar eletricidade e, consequentemente, ampliam a emissão de dióxido de carbono.
Com a nova turbina eólica, o governo chinês fala em deixar de queimar, anualmente, 22 toneladas de carvão. Além disso, a expectativa é de reduzir as emissões de dióxido de carbono em aproximadamente 54 mil toneladas por ano.
Medidas da nova turbina eólica da China
A mais nova turbina eólica da China capaz de gerar 16 megawatts de energia elétrica tem pás de 123 metros de comprimento cada uma. Conforme informações da Xinhua, elas podem varrer uma área de aproximadamente 50 mil metros quadrados. A saber, o tamanho é equivalente a sete campos de futebol.
O presidente da China Three Gorges Corporation, Lei Mingshan, definiu que o equipamento recém-instalado representa “avanço importante na tecnologia essencial da cadeia industrial”. Além disso, o executivo acredita que as instalações servirão para impulsionar no desenvolvimento sustentável da região de Fujian.
Leia também: “Empresa chinesa vai pagar para que funcionários tenham filhos”
Fonte: revistaoeste