Com o fim dos descontos oferecidos em função da MP do carro popular, o veículo 0km voltou a ser um sonho distante para muitos. O seminovo, quando em boas condições, entrega uma boa relação custo-benefício para quem está atrás de um novo carro. Porém, é preciso ficar atento para não cair em golpes.
Siga dicas para evitar golpes na compra de um seminovo
Segundo a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), no primeiro semestre de 2023, foram vendidos mais de 4,3 milhões de carros usados e seminovos no Brasil. Isso representa uma alta de 5,85% em relação ao mesmo período de 2022.
E, se muitos compradores acabam buscando em plataformas online de venda, redes sociais e pessoas físicas para comprar um veículo usado ou seminovo, é necessário conhecer os riscos inerentes a esse tipo de negócio.
Apesar de os preços tenderem a ser mais atrativos quando a compra não é realizada por meio de uma loja ou concessionária, muitos golpes podem arruinar a experiência dos comprador, levando a grandes perdas de dinheiro.
Os especialistas da Olho no Carro, uma importante plataforma de consulta veicular para pessoas físicas, dão algumas dicas para ajudar na prevenção de golpes na hora de fechar negócio:
Você vai gostar dessa: Amigo do frentista? 5 SUVs com consumo ALTÍSSIMO de combustível
- Preste atenção no preço – Apesar de parecer tentador, ofertas muito baratas podem ser um forte indício de golpes ou de carros em mau estado. Por isso, pesquise valores de referência e tome cuidado redobrado se a oferta parecer incrível.
- Não faça pagamentos adiantados – Muitos golpistas podem pressionar você a fazer algum tipo de pagamento adiantado, supostamente como um sinal para garantir que o carro será seu. No entanto, não caia nessa. Não realize qualquer tipo de pagamento antes de ver o veículo pessoalmente, avaliá-lo e assinar o contrato de compra e venda.
- Verifique o histórico do veículo – Antes de finalizar a compra, não deixe de verificar informações referentes ao histórico do veículo. Essas informações são importantes para que você verifique a procedência do carro que quer comprar. Isso é essencial não só porque vários golpistas escondem problemas como batidas ou passagens por leilões, mas também para garantir que o veículo não foi roubado ou possui problemas legais.
- Pesquise sobre o vendedor – Os sites de internet e redes sociais possibilitam que pessoas forjem identidades falsas. Por isso, é fundamental que você faça uma pesquisa sobre o vendedor para entender se ele realmente existe e se há algum indício de desabone a sua credibilidade.
- Comunique-se – Comunicação parece algo óbvio, mas muitos golpistas se utilizam da falta de comunicação para aplicar golpes a partir da clonagem de anúncios. Por isso, desconfie de vendedores que instruem a não falar sobre valores e outras questões na hora que você for ver o carro, independentemente do motivo apresentado. Jogue limpo e sempre se comunique com as pessoas envolvidas no processo de compra do carro seminovo ou usado.
Fonte: garagem360.com.br