É período de férias e quem gosta de aproveitar o tempo em dançar ao som de salsa, mambo, merengue e reggetaon (ritmos e coreografias latinas), misturando movimentos aeróbicos, encontrou uma oportunidade em Jaciara: o Projeto Zumba, criado pela Prefeitura Municipal de Jaciara, via Secretaria de Assistência Social e Cidadania.
O projeto foi lançado na terça-feira (11.07) na quadra do Complexo Poliesportivo municipal “Fabio Martins”, localizada no bairro Zé Araçá, onde contou com a presença da prefeita Andréia Wagner (PSB), da educadora física e personal trainer Silene Rodrigues, profissional que foi contratada para instruir a iniciativa da Assistência Social, além dos moradores da comunidade e região, como Clementina, São Nicolau e Santo Antônio, que prestigiaram o evento de lançamento.
Inscrições- As inscrições são gratuitas para a dança e podem ser feitas presencialmente nas sedes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS’s), localizados nos bairros Zé Araça e Santo Antônio. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelos telefones (66) 3461-5860 e 3461-5880.
“É uma grande satisfação para nós, lançar mais um projeto da Assistência Social, que vem a cada dia promovendo diversas ações voltadas à qualidade de vida aos munícipes. Vale lembrar que a zumba tem sido bem procurada nas academias do setor privado. Mas, agora, a nossa população poderá fazer atividade física gratuita, sem nenhum custo. Tanto que a quadra do Complexo Fábio Martins é um dos pontos escolhidos que abre a ação do projeto, para a população usufruir”, disse a prefeita Andréia, durante entrevista com a imprensa, que aproveitou o momento para convidar a sociedade jaciarense em participar da iniciativa, além de falar de outros serviços que estão sendo feitos na cidade, para o bem estar da população.
“Todos nós devemos fazer algum tipo de exercício, né? É maravilhoso estar com essas pessoas, pois dançar é tudo de bom… Dançar é viver”, comentou a moradora Vera Lúcia.
Engana-se quem pensa que a zumba é só diversão. Segundo Sirlene, visa promover condicionamento físico de forma geral, com maior destaque para o treino cardiovascular e a região das pernas e glúteos.
“Para quem quer se mexer, mas não abre mão de se divertir, a zumba é uma excelente opção de atividade física; cada aula de uma hora pode queimar de 300 a 500 calorias. Além disso, a zumba traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental: melhora a condição cardiovascular; promove a tonificação muscular; proporciona uma oportunidade de socialização; desenvolve a sensualidade; aumenta a autoestima; favorece o equilíbrio; e trabalha a percepção espacial e coordenação motora, e alivia o estresse”, explicou a educadora física jaciarense.
Fonte: Assessoria da Prefeitura