Da Redação
O Centro Olímpico de Treinamento (COT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu na última semana o Campeonato Brasileiro Interclubes sub-23 de Atletismo. O sucesso do evento e das equipes de Mato Grosso reforça o potencial do espaço para receber competições de grande porte e a importância de uma infraestrutura de ponta para o desenvolvimento dos atletas do estado.
Para o professor da UFMT e presidente da Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT), a avaliação do evento é bastante positiva. “Temos uma estrutura muito boa, em um local de fácil acesso para a comunidade, estacionamento amplo e que provou possuir uma pista muito rápida, tanto que tivemos uma quebra de recorde brasileiro na corrida de 200m”, afirmou.
Mato Grosso conquistou 14 medalhas na competição, sete nas provas masculinas e sete nas femininas, alcançando o quarto lugar geral da competição. Um dos destaques do estado foi na corrida de 5000 metros, que teve um pódio inteiro de mato-grossenses, sendo dois de Barra do Garças e um de Várzea Grande.
“O anseio da Faculdade de Educação Física (FEF) e da UFMT era ter o que temos hoje, uma pista sintética, com acomodações para o público, para a imprensa. Tínhamos, antes, uma pista boa de brita, mas precisávamos desse investimento para comportar o nível de nossos atletas”, explica.
Além da pista, o COT é equipado para todas as competições que fazem parte da modalidade de atletismo, incluindo provas de corrida, arremesso e salto, o que faz dele um “estádio de atletismo”. De acordo com o professor Tomires, a baixada cuiabana possui 4 equipes que treinam no COT e, além destas, clubes de outras cidades, como Barra do Garças e Sorriso, trazem seus atletas para lapidar suas habilidades de competição no COT com regularidade.
“Os investimentos da UFMT, do governo do estado e da confederação de atletismo permitiu que as pessoas entendessem nosso potencial, ao ponto de já considerarmos trazer competições de abrangência sul-americana para Cuiabá”, completou.
O próximo evento, entretanto, é “menor”, mas não menos importante. No dia 23 de outubro acontece no COT o Campeonato Estadual de Mini-Atletismo, para crianças de 8 à 12 anos, com o objetivo de popularizar a modalidade no estado.
“Acho que essa competição é a menina dos olhos da Federação, porque é um evento em que a gente busca captar crianças para entrarem no caminho do atletismo. É uma competição, mas em uma perspectiva mais lúdica e atrativa, que vai abrir espaço para crianças de clubes e escolas de toda a região”, concluiu.