O que mais se vê em grupos e páginas com o tema transporte de aplicativos são discussões acaloradas sobre o comportamento de usuários (e motoristas). Mas o que o passageiro da Uber pode e o que não pode fazer?
O que o passageiro da Uber pode ou não fazer?
Em geral, o passageiro da Uber pode solicitar a corrida para um destino (e não outro além daquele que definiu na plataforma), embarcar, ter uma conversa civilizada com o motorista se desejar, pagar e dar sua nota pela corrida.
Ele também pode pedir algumas gentilezas para os motoristas, por exemplo, ligar o ar-condicionado, pedir para abrir ou fechar as janelas, mudar de estação, orientações sobre o trajeto, mas nada ilegal. E se for solicitar alguma parada, é necessário fazê-lo pela plataforma.
E os pets?
Você também pode levar o pet, desde que o motorista aceite. De acordo com a plataforma, o pet pode ir no carro, no entanto é necessário o contato prévio com o motorista via chat ou ligação, bem como seu aceite. Se ele não quiser, aguarde por um que aceite.
Além disso, o contato entre passageiro e motorista se restringe àquela corrida, sem a possibilidade de uma eventual comunicação posterior seja para qual for o fim.
Em outras palavras, o passageiro pode ir e vir de carro de aplicativo sem problemas se for uma pessoa educada e tratar o motorista com respeito.
Isso pode ser útil: Motorista da Uber é obrigado a levar compras? Veja o que diz as regras
O que não pode fazer?
A lista do que não pode fazer é maior, mas se você parar para pensar está tudo ok, afinal é só uma corrida de aplicativo.
A primeira coisa que não pode fazer e que serve para motoristas e passageiros é ser mal-educado. De acordo com o Código da Comunidade Uber, toda experiência deve ser segura e respeitosa.
Para isso, a empresa orienta todos os envolvidos a seguir uma série de diretrizes, como todos devem tratar uns aos outros com respeito, sem ameaças com comportamento grosseiro. Além disso, proíbe paqueras, atos obscenos e sexuais, independente se os envolvidos já se conhecem.
A plataforma também busca contribuir com a segurança, bem como o cumprimento das leis. A plataforma não permite beber álcool ou usar substâncias ilegais durante as corridas. E nenhum contato físico deve ser feito, a menos que seja estritamente necessário.
As regras visam estabelecer a boa convivência entre usuários e motoristas, a fim de proporcionar uma experiência agradável. Além disso, garantem tranquilidade para ambos, uma vez que se baseiam em uma relação de confiança.
Fonte: garagem360.com.br