Segundo Hayath, a reunião foi um passo importante para a melhoria da qualidade de vida das comunidades indígenas. “Com a regulamentação, os indígenas terão acesso a mais recursos e oportunidades, o que contribuirá para o desenvolvimento sustentável das comunidades”.
O acompanhamento técnico dos produtores indígenas contribui diretamente para o incremento da renda familiar, com o aumento da produtividade e a consolidação da produção sustentável nas comunidades. Além disso, a regulamentação visa à valorização dos produtos originários da agricultura tradicional, a garantia de que os indígenas tenham acesso direto à inscrição no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), a garantia do bloco do produtor para emissão de nota fiscal após suas vendas e a inclusão no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
O coordenador Regional da Funai, Rubens Naraikoe Suruí, destacou a importância da ação. “A manutenção dessas famílias indígenas é de extrema importância, pois contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades indígenas, o fortalecimento da economia familiar e o acesso aos meios de desenvolvimento sustentável”.
A reunião contou com a presença de uma equipe de servidores da Coordenação Regional de Cacoal (RO), do cacique geral do povo Paiter Suruí, Almir Suruí.
Fonte: @empaer_mt