A Hyundai é conhecida pelos rompantes estilísticos de seus carros, mas não é sempre que vemos um modelo ser completamente repensado. É o que ocorreu com o Santa Fe, um dos seus primeiros SUVs.
A marca sul-coreana revelou as primeiras imagens da 5ª geração do utilitário esportivo, que agora assumiu formas retangulares inesperadas. Não que a Hyundai não tivesse indicado esse novo estilo em outros carros como o pequeno SUV indiano Exter, mas no Santa Fe a receita foi além.
O novo “dna” está presente nos faróis com luzes no formato de “H” e traços em ângulos retos na grade e para-choque. Na lateral, apenas os para-lamas têm cortes diagonais enquanto a linha da carroceria traça uma leve curva, possivelmente por questões aerodinâmicas.
VEJA TAMBÉM:
Já a traseira acaba num corte seco, com uma imensa tampa do porta-malas que ocupa praticamente toda a superfície. As lanternas, por sua vez, estão num nível mais baixo do que o usual, mas o resultado não compromete o conjunto.
O interior é mais previsíveil, com uma tela integrada de cluster e central que ocupa vai da esquerda até pouco mais do meio do painel. Os comandos do ar-condicionado e de algumas funções de tração estão concentradas num painel reclinado no centro do imenso console inferior. Nele há dois carregadores de smartphones por indução.
A Hyundai não liberou informações do novo Santa Fe, que devem ser apresentadas em agosto, quando ocorre de fato o lançamento global. Mas o SUV parece ter crescido bastante, com direito a rodar de aro 21 polegadas.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
O acabamento, segundo ela, inclui madeira e “bancos em couro “Nappa” com bordados delicados conferem um estilo sofisticado”.
A versão mostrada, com entreeixos alongado, possui sete assentos e teto solar panorâmico.
“Com sua maior distância entre eixos, interior espaçoso e espaço na porta traseira semelhante a um terraço, o novo Santa Fe se apóia em seus pontos fortes de SUV para oferecer mais versatilidade do que nunca, bem como uma experiência premium ao cliente,” disse SangYup Lee, vice-presidente executivo e chefe do Hyundai Global Design Center.
Auge no começo dos anos 2010
O Santa Fe surgiu em 2000 com um estilo pouco inspirado semelhante ao primeiro Tucson. Foi em 2005, no entanto, que a Hyundai começou a acertar a mão no design, lançando a segunda geração com uma inconfundível grade que se distanciava dos faróis.
Esse modelo teve uma boa aceitação no Brasil, chegando a emplacar mais de 8 mil unidades em 2010 e 2011.
As coisas começaram a ficar complicadas para o Santa Fe nos anos seguintes, no entanto. Em 2013 chegou ao país a 3ª geração, com um visual bastante bem resolvido, mas preço bem mais salgado.
Vendido num patamar mais elevado, o SUV começou a ter menos vendas: em 2014 foram 4,2 mil unidades e em 2015, 2,6 mil exemplares, já sob influência da crise econômica e dos elevados impostos de importação.
Antes um carro comum nas ruas, o Santa Fe passou a virar raridade, sobretudo quando a 4ª geração desembarcou por aqui em versão única em 2019.
Na época com preço de quase R$ 300 mil, o utilitário esportivo teve vendas pífias e deixou de ser importado em meio à pandemia. Se a nova geração quadradona vai mudar esse panorama só o tempo dirá.
Fonte: autoo