A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania e em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou na terça-feira (11.07) a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento aconteceu no Seminário Bom Pastor.
O tema deste ano foi a “Reconstrução do SUAS (Sistema Único da Assistência Social): O SUAS que temos e o SUAS que queremos!”. O evento foi totalmente gratuito.
Durante o dia de conferência foram debatidos cinco eixos relacionados sobre o tema Sistema Único de Assistência Social, que são o financiamento, controle social, articulação entre os segmentos, serviços, programas e projetos e benefícios e transferência de renda.
A partir dos eixos, puderam ser elaboradas propostas voltadas para o município, Estado e União.
O prefeito de Diamantino, Dr. Manoel Loureiro, em seu discurso destacou a importância da realização da conferência.
“A Assistência Social sempre será prioridade para o nosso governo. Essa conferência é um momento muito importante de avaliação e diagnóstico, para que juntos possamos atender da melhor forma a necessidade de quem mais precisa.”
O secretário Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Gilson da Silva, reforçou a importância de falar e consolidar as políticas públicas de assistência social.
“Buscamos fazer uma avaliação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) que temos, de tudo que foi construído nessa história e todos os desafios que se apresentam. É preciso trabalhar a rede socioassistencial de forma integrada, trabalhando, dessa maneira, em prol do público em situação de vulnerabilidade social, traçando estratégias que conduzam os usuários a ter independência”.
O vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), Adão Benedito da Silva, que ministrou a palestra de abertura, comentou sobre esse dia de deliberações.
“Hoje é um dia muito especial e estamos reunidos em uma conferência para falar sobre o Sistema Único da Assistência Social e discutir sobre as políticas públicas. Faremos propostas e deliberações importantes com base nas contribuições do público presente.”
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Marenice Queiroz, destacou o trabalho desenvolvido por meio da conferência. “Uma sugestão apresentada aqui e posteriormente indo para conferência nacional pode ser aplicada e se tornar lei, portanto é um momento de extrema importância.”
Fonte: Assessoria da Prefeitura