Sophia @princesinhamt
Cinema

“Estava tão inquieto que não conseguia dormir”: O filme de terror que perturbou Martin Scorsese

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Quando um filme consegue surpreender alguém que respira cinema, significa que tem algo. Um dos últimos lançamentos que gerou muito burburinho foi Pearl, a prequela de X: A Marca da Morte, que fascinou o próprio Martin Scorsese. O diretor de Taxi DriverCaminhos Perigosos elogiou o último filme de Ti West e reconheceu que até lhe causou problemas para dormir.

Fiquei fascinado, depois perturbado e depois tão inquieto que não conseguia dormir. Mas não conseguia parar de olhar.

Em uma crítica enviada à produtora A24 e captada pela Slashfilm, o diretor dedica um parágrafo inteiro de elogios ao novo fenômeno do terror. “Pearl se transforma em 102 minutos sendo selvagem, cativante e profundamente — e quero dizer profundamente — perturbador. West, sua musa e parceira criativa Mia Goth realmente sabe como brincar com seu público… antes de enfiar a faca em nossos peitos”, diz Scorsese.

O texto também dá a entender que o mestre do cinema é fã do trabalho de Ti West, que chamou muito a atenção com X: A Marca da Morte em abril deste ano. “Os filmes de Ti West têm um tipo de energia tão rara hoje em dia, alimentada por um amor puro e não diluído pelo cinema. Você sente isso em cada cena”, ele reflete.

POR QUE PEARL É A JOIA DO TERROR QUE NÃO PODEMOS PERDER DE VISTA?

O que Pearl tem para gerar uma reação tão radical? Quem já o viu — foi uma das joias da última edição do Festival de Cinema de Veneza — descreve-o como um “presente”. Aos olhos da crítica, Ti West tornou-se um artesão da sétima arte que criou “uma das melhores coisas que aconteceu ao gênero”.

Ao seu lado está Mia Goth, que também se destaca tanto pelo papel de atriz quanto pelo trabalho como roteirista. West e Goth co-escreveram o filme enquanto trabalhavam em X. Eles pegaram a história que construíram como pano de fundo para Pearl no primeiro filme e desenvolveram um roteiro inteiro que não demorou muito para tomar forma. Entre a estreia de um e outro, apenas seis meses se passaram.

Pearl conta a história de uma jovem que vive na fazenda de seus pais. Ela é de 1918 e seu marido está lutando na Primeira Guerra Mundial. Com um pai doente e uma mãe dominadora, Pearl passa os dias ocupada cuidando da fazenda. A única saída é o cinema. No entanto, quando seu sonho de se tornar famosa não se concretiza, ela começa a matar.


Pearl







Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.