Pela primeira vez, uma mulher trans vence o concurso Miss Holanda e vai para o Miss Universo 2023. Detalhe: ela é uma imigrante latina vivendo na Europa. Vitória tripla: da beleza, LGBTQIA+ e dos imigrantes.
A modelo Rikkie Kollé, de 22 anos, avisou que vai para fazer a diferença: “Quero ser uma voz e um modelo para todas as mulheres jovens e pessoas queer”.
Lindíssima, simpática e desinibida, Rikkie já faz a diferença. Segundo a organização do concurso Miss Holanda: “Pela primeira vez na história do país uma mulher trans ganha este concurso” .
Quem é Rikkie Kollé
A modelo nascida em El Salvador, na América Central, disse que a conquista é uma vitória da comunidade LGBTQIA+. Ela mora na Holanda e fala fluentemente holandês e inglês.
“Quando eu era pequena Rik e me assumi como trans, não foi fácil para ninguém”, disse ela. “Agora estou mais forte do que nunca.”
Para Rikkie, esta é a oportunidade de fazer uma grande mudança na sociedade.
“Estou aqui para você e estou muito orgulhosa Nunca deixe que alguém diga o que é bom para você porque a única coisa que importa é que você se torne a melhor versão de si mesmo. Não importa a sexualidade, gênero ou qualquer outra escolha.”
Leia mais notícia boa
Reações nas redes sociais
Nas redes sociais, houve comentários positivos e outros nem tanto.
“As verdadeiras feministas apoiam as mulheres trans porque elas são mulheres”, disse uma seguidora.
Outra internauta celebrou a vitória.
“Todos que assistiram ao show puderam ver que você foi a única verdadeira vencedora. Do jeito que você anda, do jeito que você fala apaixonadamente, você é uma verdadeira Miss Universo Holanda”, parabenizou.
Infelizmente em manifestações desrespeitosas as críticas carregadas de preconceito também estiveram presentes. O Só Notícia Boa apoia a causa LGBTQIA+ e comemora a vitória de Rikkie.
Ver essa foto no Instagram
Ver vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Fonte: sonoticiaboa