O governador e candidato à reeleição, Mauro Mendes (União), negou, em entrevista exclusiva ao Esporte & Notícias, que os preços dos pedágios que estão sendo praticados em Mato Grosso sejam abusivos. Segundo ele, o valor está na média brasileira e este é um caminho sem volta para melhorar as rodovias do estado.
“O valor do nosso pedágio está na média dos outros brasileiros. Tem pedágio por aí em que se cobra até 14 reais a cada 100 km, por eixo. O nosso valor está na média do que se pratica hoje”, pontuou o governador.
Segundo Mauro, é comum ver as pessoas elogiando as estradas de São Paulo, dos Estados Unidos da América e da Europa. “Elas são quase todas privatizadas. Em São Paulo, que acredito ser o Estado em que mais se elogia as rodovias, quase todas são privatizadas. Estamos fazendo o modelo que deu certo no mundo inteiro”.
“Não temos dinheiro para fazer manutenção da estrutura antiga e para investir em novas. Este modelo deu certo no mundo inteiro e é elogiado por todos que conhecem. Tanto é que as estradas privatizadas de Mato Grosso já estão sendo bem avaliadas no ranking nacional”, pontuou.
O preço dos pedágios tem sido uma reclamação de uma parte da população de Mato Grosso. Recentemente, foi iniciada a cobrança no trecho entre Cuiabá e Tangará da Serra, onde existem três cabines, sendo que em cada uma delas o preço é de quase dez reais, fazendo uma viagem de ida e volta custar quase R$ 60 a mais.