Durante as comemorações dos 70 anos da Volkswagen no Brasil, o SUV elétrico ID.4 foi lançado oficialmente, sendo o primeiro carro da marca a ser introduzido ao mercado exclusivamente pelo programa de assinatura, o VW Sign&Drive.
VW lança o SUV elétrico ID.4
Com legado marcante desde de sua primeira aparição na América Latina em 2021, o modelo foi anunciado oficialmente em março deste ano.
Ao lado do seu parceiro recém confirmado no Brasil, o ID.Buzz, a Volkswagen completa mais um passo no caminho em direção à mobilidade elétrica e sustentável, seguindo o compromisso global da marca e as estratégias locais ACELERA VW e Way To Zero.
VW Sign&Drive, serviço de carro por assinatura da Volkswagen
Com o VW Sign&Drive, serviço de carro por assinatura da Volkswagen, oferecerá a possibilidade de contratação da assinatura em 24 meses -, com preço de R$ 9.990,00 já com todas os serviços do programa: manutenção, seguro, documentação, logística de entrega, assistência 24 horas, gestão de multas e serviço de rastreador.
Além disso, clientes poderão optar por incluir um wallbox de 7,4kW e, pela primeira vez no sistema de assinatura, o ID.4 poderá ser entregue blindado ao cliente, como opcional.
ID.4 Pro
Já adaptado ao Brasil, depois de passagens pelo ID.Week, em 2021, no Rock in Rio e Boat Show, em 2022, o ID.4 será disponibilizado em versão única, a Pro.
Assim como as unidades que já estavam em testes no Brasil, o conjunto elétrico montado no eixo traseiro de 150 kW segue oferecendo 204 cv e 31,6 kgfm de torque, com tração apenas nas rodas traseiras.
A bateria de 77 kW oferece sistema de recarga rápida e é capaz de completar até 80% da carga em aproximadamente 40 minutos, considerando um carregador a recarga DC (150 kW). Ela, assim como o motor elétrico, estão montados no assoalho do ID.4, permitindo um melhor aproveitamento do habitáculo.
No exterior, os já conhecidos faróis e lanternas com tecnologia IQ.Light Matrix com Light Bar da Volkswagen, são acompanhados por rodas de 21 polegadas “Narvik” que estão conectadas ao Controle Adaptativo de Suspensão (DCC), permitindo que o carro se adapte de acordo com modo de condução e terreno.
Nas laterais, o emblema com nomenclatura Pro confirma a versão do modelo. O ID.4 poderá ser configurado em duas opções de cores: Azul Dusk e Cinza Moonstone. Ambas possuem o teto em contraste na cor Preto Piano.
Quem são os concorrentes do SUV elétrico?
Por aqui ele chega para competir com outros SUVs elétricos, como o Peugeot e-2008, lançado em novembro do ano passado. O BYD Yuan Plus também pode entrar na lista, bem como o Renault Mégane E-Tech e o Chevrolet Bolt EUV.
Tecnologia e segurança de um SUV elétrico VW
Ao abrir as portas do ID.4, conforto, tecnologia e segurança tem casamento perfeito. Os bancos ergoActive são o primeiro contato e contam com ajuste elétrico, acabamento artVelours em couro e tecido 100% reciclados, além das funções memória, aquecimento e massagem.
No painel, o volante multifuncional touch, que pode ser configurado na cor preta (disponível apenas com o Cinza Moonstone) ou branca, acompanha o ID.Cockpit: painel de instrumentos digital de 5,3 polegadas que está conectado a coluna de direção, entregando uma experiência minimalista, sem atrapalhar a visão do condutor.
A central multimídia “Ready 2 Discover Max” tem tela de 10 polegadas com conexão sem fio para Apple Carplay e Android Auto possui funções exclusivos.
São quatro portas USB-C, carregador de celular por indução, ar-condicionado AirCare Climatronic Touch de três zonas e o ID.Light – fita de LED que percorre todo o painel e interage com o condutor ou passageiro, usando os comandos de voz.
A lista de equipamentos vai além:
- abertura e fechamento elétricos da tampa do porta-malas de 543 litros
- câmera 360° com vista completa pela central multimídia
- iluminação interna em LED com 30 opções de cores,
- para-brisa conforto com anti-embaçamento e isolamento acústico
- teto panorâmico de vidro de série.
Foco em segurança
Falando de segurança, são sete airbags, ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo) + AEB (Frenagem Autônoma de Emergência) com função Stop&Go, Turn Assist (Assistente de Conversão Transversal) e o Travel Assist, que acompanha o ACC e mantem o veículo na faixa de forma ativa (Side Assist).
E segurança não está só na proteção, mas, também, no conforto ao volante. Atrelado a condução semiautônoma nível dois, graças ao sistema Park Assist Plus, o SUV recebe um item inédito, o Memory Park Assist Plus.
Com ele, você pode treinar seu ID.4 para armazenar até cinco trajetos do dia a dia. Após os treinos, ativando a função gravada, o carro fará o trajeto e estacionar no destino de sozinho, utilizando as funções semiautônomas.
Fonte: garagem360.com.br