Sophia @princesinhamt
Notícias

Evento no Parque Tia Nair promove conscientização sobre a Fibromialgia e estimula debate sobre a doença

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Parque Tia Nair, em Cuiabá, será palco no próximo domingo (9) a partir das 8h30, do Encontro de Fibromiálgicos de Cuiabá. O evento será uma oportunidade da sociedade em geral conhecer um pouco mais sobre a doença que afeta 2,5% da população mundial.

O encontro é organizado pela Associação Nacional de Fibromiálgicos e Doenças Correlacionadas (ANFIBRO/ OSC), que tem como Presidente Carmem Miranda Sousa. Na oportunidade será realizada uma roda de conversa sobre a Fibromialgia. Assuntos como legislações sobre a doença, medicações disponíveis na rede pública, dentre outros, também estarão em debate.

A ação também busca fortalecer as lutas dos fibromiálgicos. Uma delas é a que a fibromialgia seja reconhecida como doença incapacitante, conforme prevê o Projeto de Lei 3010/19, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia. De autoria do ex-deputado Dr. Leonardo (MT), o projeto hoje está sob a relatoria do deputado federal Abilio Brunini (PL/MT). Outra pauta é o Projeto de Lei 1673/2021- que institui a Política Nacional de Saúde Funcional, baseada na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, este último marca a campanha da associação em 2023.

“O assunto mais polêmico que trataremos no encontro é a causa de afastamento do trabalho. Os doentes, por diversas vezes, impossibilitados de trabalharem, encontram junto ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) uma grande barreira, a negativa do afastamento por doença, inclusive com diversos relatos frustrantes”, diz Carmem.

Fibromialgia

A fibromialgia caracterizada por dor crônica em vários pontos do corpo, especialmente na musculatura. Além da dor, a fibromialgia pode se manifestar com sintomas de cansaço, sono não reparador, ansiedade, depressão e alterações intestinais, de memória e atenção. A causa da doença ainda é desconhecida. È uma doença invisível aos olhos da socidade.

De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a doença geralmente afeta mais mulheres do que homens e aparece entre 30 a 50 anos de idade, podendo se manifestar em pacientes que apresentam outras doenças reumáticas, como artrite reumatoide e lúpus eritematoso sistêmico.

Caso você sinta dores por mais de três meses em todo ou qualquer parte do corpo, presença de pontos dolorosos na musculatura, alteração do sono e fadiga, quadro de depressão ou ansiedade, alterações do hábito intestinal, alterações cognitivas, como falta de memória ou concentração, procure um atendimento médico, você pode ter fibromialgia.

Serviço

O que : Encontro de Fibromiálgicos de Cuiabá
Onde: Parque Tia Nair
Quando: Domingo (9) a partir das 8h30
Mais informações: Carmem Miranda (65) 99965-0245 ou Andrea (65) 9992-2442

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  –  GRUPO 2  –  GRUPO 3

Fonte: unicanews

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.