Os cidadãos da Coreia do Sul ficam um ou dois anos mais jovens a partir desta quarta-feira, 28. Isso acontece porque o país mudou a lei da idade, alterando a maneira como os aniversários são calculados no país.
Entenda
O método tradicional da lei da idade, que até então era usado no país, determinava que a pessoa tinha 1 ano quando nascia, por contar a gestação como parte da vida do cidadão.
Com o sistema, todos ficavam mais velhos na virada do ano, e não na data de aniversário. Isso significa que, até então, um bebê nascido em 31 de dezembro teria dois anos em 1º de janeiro.
Sistema internacional
A nova lei na Coreia do Sul entra em vigor a partir de hoje e passa a utilizar o sistema internacional para calcular a idade dos cidadãos.
Apesar da tradição, desde 1960 o país já adotava o sistema internacional para documentos. No entanto, muitos sul-coreanos continuavam a usar o método tradicional. Agora, o governo regulamentou a lei da idade, eliminando o modo antigo para o cálculo.
De acordo com uma pesquisa realizada em setembro de 2022, 86% dos sul-coreanos disseram que usariam a regra internacional em sua vida cotidiana quando as novas leis entrassem em vigor.
Como calcular a idade?
O ministro que coordena a mudança iniciou uma entrevista coletiva na segunda-feira 26 para tentar explicar como os coreanos podem saber sua idade exata pelo método internacional.
“Subtraia seu ano de nascimento do ano atual. Se seu aniversário já passou, esta é a sua idade. Se o seu aniversário não passou, subtraia mais um ano para saber sua idade”, disse.
No momento, muitos sul-coreanos estão celebrando o rejuvenescimento com a nova legislação.
Leia também: ‘Feminismo atual é voltado à minoria privilegiada’, diz filósofa
Fonte: revistaoeste