Sophia @princesinhamt
Economia

Renault dispensa temporariamente mil funcionários no Brasil em meio a crise no setor automotivo

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Renault vai dispensar temporariamente os funcionários da fábrica da montadora francesa em São José dos , na região metropolitana de Curitiba, no Paraná. Serão cerca de mil colaboradores atingidos no chamado layoff, modelo de suspensão temporária de contrato ou redução de jornada de trabalhadores. A medida começou na segunda-feira 3, na unidade de veículos de passeio, onde produz carros como o modelo Duster. Mas não vai parar. A partir de 10 de julho, a empresa vai paralisar as fábricas de motores e injeção de alumínio por dois a três meses.

A Renault justifica a decisão com o mesmo argumento de outras montadoras, como a GM e a Volkswagen, ambas com anúncios anteriores de paralisações: é preciso ajustar a produção à demanda de mercado. Em outras palavras, faltam compradores de carros no país. A montadora francesa, em nota, informa que durante o período de layoff fará o pagamento de uma compensação adicional até o limite de 85% do salário líquido, além de manter todos os benefícios atuais. “Os colaboradores realizarão um curso de qualificação no Senai, que dá direito à bolsa qualificação mensal prevista em lei e paga pelo governo”, destacou a Renault.

Leia também: “Fracasso em quatro rodas”, reportagem publicada na edição 171 da Revista Oeste

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.