Sophia @princesinhamt
Economia

Reforma tributária: de acordo com ex-deputado Alexis Fonteyne, impacto no consumidor será mínimo

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que pretende votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária ainda nesta semana.

Lira também detalhou que pretende intensificar o diálogo com governadores e prefeitos que possuem críticas ao projeto. Ele pedirá que venham a Brasília nesta semana, para seguir com a discussão de um texto que assegure amplo apoio.

“Tenho que me colocar no lugar do governador de São Paulo, do prefeito do Rio, de todos que estão preocupados com perdas”, disse Lira.

Em entrevista ao programa Oeste Sem Filtro desta segunda-feira, 3, o economista e professor Alexis Fonteyne afirmou que a proposta não deve aumentar a carga tributária para o contribuinte. “Ela tem o compromisso de ser neutra”, disse.

As críticas ao modelo de reforma tributária

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, criticou o Conselho Federativo — um dos pilares da reforma tributária proposta pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva. Ele pretende mobilizar a bancada de deputados federais paulistas para tentar frear a medida.

Os governadores de Goiás e Pará também firmaram posicionamento contrário à centralização.

Tarcísio não é contra a reforma tributária e concorda com outros parâmetros da proposta que já sofreram críticas da administração paulista. A principal delas é a alteração da cobrança do imposto da origem para o destino.

Assista à entrevista completa de Fonteyne no Oeste Sem Filtro

YouTube videoYouTube video

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.