Não dá para negar que a cidade de São Luís já é conhecida como a Jamaica Brasileira. Esse município, transformou a capital do Maranhão na capital do reggae hoje nós vamos te mostrar um roteiro completo por lá.
O mais curioso é o fato de o reggae ter se tornado uma tradição na cidade. Ainda existem muitas especulações sobre como o estilo musical chegou até as terras maranhenses, mas tudo aponta que foram as ondas de rádio jamaicanas.
Acreditam que foram os marinheiros que deram o pontapé nessa tradição. Eles atravessaram o oceano e trouxeram discos de vinil com esse ritmo envolvente e que traz muita tranquilidade.
Município do Maranhão é a capital do reggae
Se está em busca de um roteiro turístico diferenciado, nada melhor do que curtir as melhores pedradas do reggae nos points de São Luís. A cidade conta com ruas lindas e que envolvem os turistas na cultura reggae.
O melhor de tudo é que você pode curtir São Luís mesmo com pouco tempo de viagem. Dois dias são o suficiente para aproveitar o que há de melhor por lá, mas um dia extra faria toda a diferença para complementar o passeio.
São Luís também é conhecida como a “Cidade dos Azulejos”
Apesar de São Luís ter sido habitada por diversos franceses e holandeses, apenas quando estava sob domínio português foi edificada.
Isso aconteceu em meados do século 18 e 19. Parte dessas construções possui azulejos trazidos de Portugal, com uma estética bem específica.
Esses azulejos integram o patrimônio arquitetônico e cultural da cidade de São Luís. Sendo uma referência em todas as fachadas de casas antigas e igrejas.
Curiosidades sobre os azulejos de São Luís
Recentemente, a importância cultural destes azulejos foi retratada em uma produção televisiva. O enredo abordava a necessidade de preservação dos casarões do centro histórico, em contraponto com a especulação imobiliária.
Como chegar em São Luís?
A cidade recebe voos diretos vindos de Belo Horizonte, Brasília, Belém, Campinas, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Teresina e São Paulo.
Se está vindo de outras regiões do Brasil, é possível fazer uma escala em Brasília, São Paulo ou Campinas.
Está pensando em pegar a estrada? O melhor roteiro é pela Rota das Emoções. O percurso cruza as principais áreas do litoral nordestino até chegar em São Luís.
O que fazer em São Luís?
A capital maranhense, pode ser um ponto de parada para pessoas que desejam visitar os Lençóis Maranhenses. Se essa parada for estratégica, aproveite o tempo curto, mas não deixe de conferir toda a cultura impregnada nas ruas da cidade.
O centro histórico é um dos principais pontos que merecem sua visita. É nele onde estão o maior número de pontos turísticos da cidade. Além disso, a região conta com uma infraestrutura turística completa.
O que você vai encontrar no Centro Histórico de São Luís
- Bares
- Restaurantes
- Hotéis e pousadas
- Lojas
Se você prefere ficar em áreas mais tranquilas, busque pelos bairros mais próximos da praia. A região central costuma ser animada e bem movimentado.
Visite os Lençóis Maranhenses e nunca mais queira saber de outro destino turístico
Celebrando a cultura reggae em São Luís
Já faz tempo que a capital do Maranhão se popularizou como a capital do reggae, sendo reconhecida como a Jamaica Brasileira. É claro que não dá para aproveitar a cidade. sem visitar os principais points do ritmo.
Na lista abaixo, você descobre quais são os melhores bares e boates para celebrar o legado do reggae, enquanto passeia pelo Maranhão. Em seguida, descobre mais detalhes sobre o museu dedicado ao ritmo, uma outra opção de lazer para os turistas.
- Rotatória Roots
O bar fica na Avenida Guaxenduba e as festas, embaladas pelo ritmo reggae, acontecem todos os sábados a partir das 21h.
- Espaço Cultural Novas Fronteiras
O reggae rola solto na rua 75, do bairro de Vinhas. Todas as sextas-feiras a partir das 21h.
- Bar do Nelson
Esse é um dos lugares mais requisitados e você pode aproveitar durante as quintas, sextas e sábados. O bar do Nelson está localizado no centro histórico e a festa começa a partir das 21h.
- Cidinho Bar
A festa acontece a partir das 21h. Ela fica na avenida Vitorino Freire e acontece de quinta à segunda.
- Bambu Bar
O reggae acontece todas as quintas feiras, a partir das 16. O estabelecimento está localizado em Sá Viana.
- Lendários roots
Esse é um dos reggaes mais tradicionais do Maranhão. Ele acontece todas as sextas, sábados e domingos, a partir das 21h. O estabelecimento fica na avenida principal da Cidade Operária.
Clique aqui e aperte o botão ”
Seguir” para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
- Espaço Roots
Esse é um dos bares mais bonitos e decorados com a cultura reggae. A festa por lá acontece sábados e domingos e o estabelecimento está localizado na avenida Casemiro Júnior.
Outros bares que você pode curtir no Maranhão
- Quilombo
- Point Celso Cliff
- Cozinha Massari
- Creole
- Point Duca Black
O que você achou? Siga @diadeajudar no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Agora que você já sabe os melhores estabelecimentos para curtir um reggae raiz, que tal complementar o roteiro conhecendo o museu dedicado a esse ritmo? Você vai se surpreender.
Visite o Museu do Reggae do Maranhão
Esse é o primeiro museu do reggae, construído fora da Jamaica. Para atrair os turistas a conhecer essa cultura, os ingressos são gratuitos e não precisa agendar com antecedência.
Ao chegar no museu, a visita é acompanhada por um guia, que apresenta o acervo detalhadamente. Ele também explana a importância do museu do reggae, para configurar dignidade a uma parcela da sociedade que por muito tempo foi menosprezada.
O Museu do Reggae conta com 5 espaços. Cada um deles engloba musicalidade, ritmo, dança, cores e muito mais. Os ambientes reverenciam o reggae nacional, mas sem deixar de lado a importância de grandes nomes como Bob Marley, Jimmy Cliff, Peter Tosh e vários outros.
Fonte: awebic