Quem acompanha as redes sociais pode ter visto que no início deste mês o CEO de umas das principais fabricantes de carros elétricos no mundo, fez comentário ácido sobre uma concorrente. Em resposta no Twitter, Elon Musk alfineta a Toyota, e chega a sugerir à japonesa que a tecnologia da Tesla pode ser muito útil para ela, mas de uma forma que gerou comentários.
Padrão de carregadores para carros elétricos gera atrito entre Elon Musk e Toyota
Recentemente, Elon Musk, CEO da Tesla e do próprio Twitter, utilizou a rede social para provocar a Toyota.
Na mensagem, ele “convidou” – para sermos educados – a montadora japonesa a aderir ao padrão de conector de recarga da Tesla, conhecido como North American Charging Standard (NACS).
Isto ocorreu após um movimento de alguns fabricantes de veículos em se comprometerem a adotar esse padrão. Assim, Musk aproveitou para dar uma boa provocada na Toyota e quem mais ainda oferece resistência à ele.
Elon Musk alfineta Toyota para seguir seu modelo
Em sua mensagem, resposta a outro tweet sobre um artigo do Business Insider que criticava o tempo de recarga “extremamente lento” do veículo bZ4X da Toyota, Elon Musk sugeriu à montadora que “eles deveriam entrar na coalizão NACS”.
Apesar das críticas, a Toyota anunciou recentemente sua intenção de desenvolver baterias de estado sólido de alto desempenho. Com isso busca não apenas aumentar a autonomia dos veículos elétricos, mas também reduzir os custos de produção.
Assim, a montadora japonesa está focada em aprimorar sua tecnologia interna para enfrentar os desafios da indústria de veículos elétricos. Ela não se manifestou oficialmente sobre as falas de Musk.
Diversas montadoras já adotam o modelo da Tesla
O NACS, ou “padrão de carregamento norte-americano”, tem se tornado uma opção cada vez mais popular entre as montadoras.
A Ford, por exemplo, foi a primeira a anunciar sua intenção de padronizar todos os seus veículos elétricos para serem compatíveis com os supercarregadores da Tesla até 2025, eliminando a necessidade de adaptadores.
Isso permitirá que os seus veículos elétricos utilizem as 12 mil estações de supercarregadores da Tesla na América do Norte sem problemas.
Este amplo alcance, assim como o tempo de recarga eficiente, é o principal fator de venda da coalizão NASC. No entanto, fica claro seu apelo focado nas montadoras com forte presença em território norte-americano.
Tanto que, além da Ford, até então apenas a General Motors e a Rivia também demonstraram interesse em adotar o padrão da Tesla.
Enquanto Elon Musk alfineta a Toyota, ambas as montadora focam em pesquisa e desenvolvimento. Assim, espera-se que essa competitividade saudável resulte em cada vez mais opções de qualidade para o público.
Fonte: garagem360.com.br