Construídas com carroceria monobloco, as caminhonetes derivadas de veículos compactos e médios só existem no nosso mercado e representam pouco mais de 8% de todos os automóveis e comerciais leves vendidos no País. A novidade recente foi a chegada da nova Chevrolet Montana, no início deste ano.
Estudo mostra que o novo modelo já influencia no segmento de seminovos, demais picapes perderem valor de mercado. Entenda.
Chevrolet Montana faz demais picapes seminovas perderem até 14% do valor
Plataforma de compra e venda de veículos usados e 0km, a Mobiauto divulgou estudo um sobre as picapes pequenas, que é um dos segmentos mais importantes do mercado brasileiro.
A nova Chevrolet Montana conquistou rapidamente espaço no mercado, ultrapassando a VW Saveiro e posicionando-se em terceiro lugar entre as picapes 0km, atrás da Fiat Strada e da Fiat Toro.
O departamento de Estatísticas da Mobiauto utilizou a base de dados da plataforma para pesquisar unidades seminovas (modelos 2020, 2021 e 2022) de todas as concorrentes deu segmento, comparando as cotações de preços entre janeiro e maio de 2022 contra o mesmo período deste ano.
O resultado mostra que a estratégia da General Motors deu muito certo: de todas as picapes, as duas que mais sofreram com a estreia da nova Montana foram a Fiat Toro e a VW Saveiro.
“Pode haver resultado mais expressivo do que esse?”, questiona o economista Sant Clair de Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto. Ele explica que houve reflexos imediatos nos preços da concorrência logo que a nova Montana foi apresentada.
“Tanto a Fiat como a Volkswagen tiveram que reposicionar a Toro e a Saveiro, respectivamente, no mercado de 0km. E isso logo repercutiu entre as seminovas. De todas as picadinhas, as duas foram as que tiveram maior variação, ambas ano 2022. A Toro caiu 12,9% de um ano pra cá, enquanto a Saveiro perdeu 13,69%. Isso não é nada além de uma nova política de preços dos modelos 0km que impactou nas seminovas”, deduz o executivo.
Veja na tabela o percentual de desvalorização de todas as picapes pesquisadas:
No topo do ranking, registrando a menor desvalorização no último ano, segue a líder de vendas: a Fiat Strada 2020 perdeu pouco mais de 1,3%. “Mesmo se considerarmos que modelos de até três anos de uso são seminovos, o levantamento mostra que, nesse tipo de pesquisa, os carros com um ano de uso sofrem muito mais com a variação do 0km. Todas são seminovas, mas quem acabou de sair da concessionária perde percentuais maiores”, afirma Castro.
Fonte: garagem360.com.br