A Praça Ulysses Guimarães, localizada na Avenida do CPA, em frente ao Shopping pantanal, em Cuiabá, deve receber cerca de duas mil pessoas durante os atos de manifestação programados para esta quarta-feira (28). Os atos de manifestos marcados para esta manhã estão ligados à educação de Mato Grosso e ao setor de pesca.
A primeira manifestação foi dos trabalhadores da rede pública de ensino, organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (SINTEP). Os profissionais, grande parte professores, cobram reajuste salarial e plano de carreira.
O objetivo do manifesto é exigir do governo negociações para a implementação de uma política de valorização salarial, com ganho real; fim do confisco das aposentadorias; problemas com o WEB Ponto e demandas administrativas e educacionais.
Os sindicalistas afirmaram que o piso inicial dos trabalhadores da rede pública de ensino é de R$ 3.347,99, desde 2019, enquanto o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) é de R$ 4.420,23.
A concentração iniciará na praça e deve percorrer todo o Centro Político Administrativo seguindo até o Palácio Paiaguás.
Já às 8h30, pescadores de diversas regiões de Mato Grosso se encontraram na praça para iniciarem uma caminhada até a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) onde ocorrerá sessão para a votação da lei de proibição de transporte de pescados em Mato Grosso por cinco anos. A previsão são de pelo menos mil e quinhentas pessoas.
A segurança do Centro Político foi reforçada com um esquema de segurança da Casa de Leis evitando qualquer confusão.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews