Em Mato Grosso, a Empaer tem dado arrimo às famílias rurais, empreendimentos e municípios que decidiram ofertar este serviço, como está ocorrendo em Santo Antônio do Leverger, Nortelândia, Tangará da Serra, Sorriso e Mirassol D’ Oeste. Além de alguns municípios integrantes dos Consórcios Intermunicipais Nascentes do Pantanal e Vale do Guaporé e, enquanto extensionista rural e turismólogo da empresa, estou prestando assistência técnica para elaboração de inventário turístico e plano municipal de turismo, realizando capacitações, fortalecendo e fomentando a criação dos conselhos municipais de turismo. De resultado, a formatação de roteiros e visitas a empreendimentos ou propriedades interessadas e ou com aptidão ao turismo rural.
Na prática, o trabalho de assistência técnica já tem dado resultado positivo para o turismo nesta região, pois houve um aumento de cadastros no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), de conselhos municipais de turismo, inventário e plano municipal de turismo, além de cursos e várias palestras feitas sobre turismo.
Estas ações propiciaram que famílias descobrissem no turismo rural uma nova opção de renda. Exemplo da Família Moura, no município de Curvelândia. Composta pelo casal Ademir e Nelma e dois filhos, eles cultivam pitaya, ponkan, banana e abacaxi. A mudança chegou depois que fizeram a capacitação para condutor local de turismo que ministrei. Ali nasceu uma família empreendedora com uma nova visão. “Um novo horizonte se abriu”, disse dona Nelma. Atualmente, a família recebe turistas com serviço de almoço e passeio na Caverna do Jabuti.
Para atualizar conhecimento e agregar novas experiências, estive na 3ª RuralturES – Feira Estadual de Turismo Rural, realizada de 15 a 18 de julho, na cidade de Venda Nova do Imigrante, Espírito Santo. Referência nacional no desenvolvimento do turismo rural, a feira é especializada no segmento. Na oportunidade, pude conhecer experiências de sucesso no turismo rural, participei de capacitações e conversei com produtores rurais que ofertam atividades de turismo em sua propriedade.
De acordo com Leandro Carnielli, precursor do turismo rural na região iniciado em meados da década de 80, atualmente todas as famílias que ofertam os serviços ligados ao turismo rural em sua propriedade, estão com os filhos no empreendimento, seja conduzindo, operando a pousada ou agroindústria, exemplo da capacidade que o turismo rural tem em favorecer a sucessão familiar.
É nessa sucessão familiar que a Família Moura reconhece a qualidade de vida em ambiente rural e que já planeja as ações pensando em seus filhos administrarem a propriedade no futuro.
Para interessados em informação ou mesmo orientação sobre turismo rural, procurar um escritório local ou regional da Empaer-MT mais próximo. Para os que desejam conhecer a nossa experiência durante a Ruraltures 2023, as entrevistas e relatos estão sendo postados no instagram no endereço @vidadeextensionista.
Robson Junior Hartmann – é extensionista rural e turismólogo da Empaer
Fonte: @empaer_mt