O município de Poxoréu, a 259 km de Cuiabá, prepara uma grande festa neste final de semana. A ideia é receber pessoas que nasceram ou viveram na cidade e, hoje, moram em outros municípios e seus convidados. Além disso, no sábado (24), será o dia de São João Batista – padroeiro da cidade.
A festa, que começou no dia 15 de junho, é considerada uma das maiores de Mato Grosso. A 93ª Festa em Louvor a São João Batista envolve todo o município nessa comemoração quase secular.
Neste ano, serão 9 dias de festejos, alvoradas, novenas e missas para celebrar o santo padroeiro da cidade.
Cada dia de festa privilegiou uma área da sociedade, como servidores públicos, bancários, comerciantes e profissionais autônomos, além do dia dos estudantes. No dia específico de cada setor trabalhista, uma comissão foi responsável pelo leilão de prendas.
O ponto alto da festa será no final de semana dos dias 23 e 24 (sexta-feira e sábado), que reúne os filhos e amigos de Poxoréu, especialmente as pessoas que nasceram no município, mas moram em outras cidades e estados. Também neste final de semana, os garimpeiros e ex-garimpeiros têm destaque especial, já que a cidade foi fundada em decorrência do garimpo de diamantes.
A festa conta, ainda, com leilão de gado, quermesse, apresentações culturais e show baile. No último final de semana, é realizada a cavalgada “Rumo às origens”, que percorre os mesmos caminhos e trilhas que os pioneiros percorreram até chegar a Poxoréu.
A cavalgada termina com os cavaleiros chegando a uma missa estilizada, chamada “missa sertaneja”. Além das leituras e trechos bíblicos que remetem à vida no campo e à colheita, as músicas são releituras de hits sertanejos de grande sucesso no Brasil.
Fonte: primeirapagina