Aparentemente, os brasileiros nunca estiveram tão dispostos a adquirir um veículo popular quanto nas últimas semanas. Prova disso vem sendo o aumento expressivo, desde o começo de maio, do interesse sobre o assunto na internet.
Busca por carros populares dispara
Se comparadas à procura online em abril, as buscas pela expressão “carros populares” dispararam mais de 162% no Google durante o mês anterior, com crescimento ainda maior (184%) em relação ao mesmo período em 2022. Destaque também se aplica a variações envolvendo os termos “mais baratos” e “mais vendidos” nas buscas feitas no país.
Segundo a FinanZero, fintech responsável pelo levantamento, o salto na procura por parte da população pode ser visto como reflexo das medidas anunciadas recentemente pelo governo federal, cujo intuito é baratear o valor dos automóveis populares. Com o novo programa de estímulo ao setor automobilístico, que pretende reduzir os impostos de diversos modelos para incentivar o acesso da população, a expectativa é que tais veículos tenham descontos de 1,5% a 10,96% no valor final.
Se, como demonstram as pesquisas analisadas pela fintech, automóveis 0 km têm estado na mira dos brasileiros, o processo inverso vem acontecendo com os chamados seminovos. Para se ter uma ideia, entre abril e maio deste ano, as buscas online envolvendo a expressão “carros seminovos” apresentaram queda de 10,5%, diminuição que se acentua (32,8%) considerando a variação “carros usados”.
“Tendo em vista que poucos carros de ‘entrada’ são encontrados abaixo dos R$ 70 mil e possuem uma série de custos adicionais, mesmo com a ação, tais automóveis podem permanecer inacessíveis para boa parte das pessoas”, comenta Rodrigo Cezaretto, diretor operacional da FinanZero.
“Para que a compra não leve os interessados a uma situação de endividamento, será preciso colocar no papel os custos totais do veículo, como gastos operacionais, seguro e despesas futuras, de modo a não comprometer o próprio orçamento. Nessa horas, recorrer a um empréstimo pode se tornar uma alternativa viável para quem deseja comprar um carro”.
Comprar ou trocar de carro é o desejo de 4 em cada 10 brasileiros
Ao que indicam os dados mais recentes da FinanZero, o interesse da população em um novo automóvel não se refletiu apenas nas buscas online pelo tema. Isso porque, na mais nova edição do Índice FinanZero de Empréstimo, os resultados da pesquisa “Objetivos Financeiros dos Brasileiros” também iluminaram outra faceta dessa intenção de compra: quando questionados sobre seus maiores desejos para os próximo trimestre, quatro em cada dez respondentes reafirmaram que o intuito é adquirir ou trocar o próprio carro.
Atrás apenas da meta de se organizar financeiramente, o foco atual na compra de um veículo apenas dá prosseguimento a algo já comprovado no índice de abril, período no qual tal desejo ultrapassou a vontade de viajar e se firmou como o segundo mais comum entre os entrevistados — atingindo o maior patamar de 2023 até o momento.
Fonte: garagem360.com.br