Vovó centenária revela os segredos de sua longevidade
Maria Branyas Morera tem um perfil no Twitter que é um sucesso! Nele, a vovó centenária conta as suas experiências, as lembranças e os segredos de sua longevidade. A espanhola mora numa casa de repouso, em Olot, na Catalunha.
A vovó de 116 anos tem uma forma direta de se expressar. Dona de um bom humor sem igual e muita vitalidade, ela diz: “Estou velha, mas não sou uma idiota”.
Maria revela que teve a sorte de contar com boa genética, mas também adotou ao longo da vida. Ela praticou esportes sem exageros, teve uma alimentação equilibrada, nunca fumou, adora doces e evita pessoas tóxicas.
A vovó centenária dá quatro conselhos básicos para uma vida longa
Sempre que perguntam a Maria o que fazer para ter uma vida longa, ela dá algumas dicas simples. Veja a seguir:
- Não fazer dietas
No Twitter, Maria afirma que não existem alimentos proibidos, mas tudo deve ser consumido com moderação dentro de uma dieta saudável.
- Um iogurte por dia
Em seu perfil na rede social ela diz: “Um conselho, se me permitem. Numa altura em que surgem dietas ‘milagrosas’ e alimentos para o bem-estar e a saúde, vale a pena , um alimento para toda a vida com uma infinidade de propriedades positivas para o corpo”.
- Tranquilidade
Ela valoriza muito a tranquilidade como um dos principais aspectos para alcançar a longevidade. Destaca ainda a importância da ordem, do bom do contato com a natureza e da estabilidade emocional, sem preocupações ou ressentimentos.
- Fugir de pessoas tóxicas
A vovó Maria Branyas sugere que é fundamental manter o pensamento positivo e .
Estou velha, muito velha, mas não sou uma idiota
Apesar de sua idade avançada, Maria não se considera apenas uma pessoa idosa. A frase acima é frequentemente compartilhada em Embora ela tente manter a discrição, é impossível escapar do interesse das pessoas que acompanham seu perfil, que se assemelha a um diário.
A sabedoria e a experiência de vida compartilhadas no Twitter pela vovó têm cativado e encantado pessoas ao redor do mundo. Maria Branyas é um exemplo inspirador de vitalidade e alegria de viver.
A vovó centenária está na rede social desde 2019, quando tinha 112 anos. Ela nasceu em 4 de março de 1907, em uma época em que as pessoas ainda não viajavam de avião, o rádio era algo raro, a televisão sequer era imaginada e computadores eram ainda mais distantes. Ela viveu duas guerras mundiais e enfrentou muitas adversidades.
Maria percorreu muitos lugares pela Espanha e se casou com o médico Joan Moret, com quem teve três filhos, 11 netos e 13 bisnetos.
Vovó centenária: boas lembranças
Entre suas memórias mais queridas, ela guarda com carinho a lembrança de quando tinha 8 anos e viajava para o Mississipi, nos Estados Unidos. Ela brincava no Audubon Park e comia “doces romanos” – biscoitinhos e guloseimas feitos com cremes, crocantes e muito açúcar.
No Twitter, a vovó compartilha muitas fotos e comentários. “Fiz muito pouco esporte e . Não segui nenhuma dieta. Sempre comi pouco, mas tudo. Não sofri de nenhuma doença nem passei por uma sala de cirurgia”, disse.
Em seguida, Maria é categórica: “Acho que longevidade também é ter sorte. Boa sorte e boa genética. E tão importante quanto isso, é uma boa alimentação, com um estilo de vida equilibrado e tranquilo”.
Geneticistas e gerontólogos
No Twitter, vários médicos geneticistas e gerontólogos estão interessados em descobrir mais sobre a vitalidade da vovó catalã. Em várias imagens, podemos vê-la sentada em sua cadeira de rodas ao lado de autoridades e visitantes, ou dedicando-se à leitura.
Em maio, o médico Manel Esteller escreveu sobre sua visita a Maria: “Gostei de conhecer a pessoa mais velha do mundo viva, Maria Branyas. Estudar pessoas como ela nos proporcionará uma compreensão mais clara da biologia relacionada à longevidade, ao envelhecimento e aos superidosos. Fiquem atentos“, afirmou o profissional.
Fonte: melhorcomsaude