O Senado adiou para o dia 4 de julho a sabatina de Gabriel Galípolo e Ailton Aquino para a Diretoria de Política Monetária e Diretoria de Fiscalização do Banco Central (BC).
Segundo o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), a Casa decidiu adiar a apreciação dos nomes indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quarta-feira 21.
A sabatina na comissão estava prevista para a próxima terça-feira, 27 de junho, mas, de acordo com o líder do governo Lula no Senado, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), os parlamentares querem participar dos festejos juninos em seus respectivos Estados.
Essa “folga” aos senadores já estava programada pela Casa para a próxima semana pelo mesmo motivo. A interrupção dos trabalhos acontece faltando menos de um mês para o início do recesso parlamentar previsto para ocorrer entre 18 e 31 de julho.
“Estava prevista a apreciação das autoridades para o Banco Central, mas iremos medir o pulso para ver se não é mais adequado fazer a sabatina na semana seguinte”, observou Randolfe a jornalistas. “É uma semana em que a Câmara deverá inclusive voltar a apreciar a própria regra fiscal e onde poderemos ter uma sessão do Congresso Nacional para apreciar projetos que estão pendentes.”
Cargos
- Diretoria de Política Monetária: Gabriel Galípolo
Galípolo atuava como secretário-executivo do Ministério da Fazenda quando foi escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir uma das diretorias mais importantes do BC depois da presidência da autarquia.
- Diretoria de Fiscalização: Ailton Aquino dos Santos
Aquino foi anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ele é auditor-chefe no Banco Central e atua no cargo há mais de 25 anos. Ele também já ocupou o cargo de chefe do Departamento de Contabilidade, Orçamento e Execução Financeira do BC.
Fonte: revistaoeste