No mês do São João, diversas tradições são resgatadas. A superstição e a crença, se unem para construir uma das festas mais populares do Brasil.
Se você quer atrair muita sorte para o ano todo, entenda o simbolismo por trás de cada detalhe. Muitas dessas tradições têm objetivos específicos.
Segundo historiadores, os primeiros rituais de festas juninas surgiram no período colonial. O objetivo era celebrar quatro santos importantes para a igreja católica.
Santos celebrados no período junino
- Santo Antônio;
- São João;
- São Pedro;
- São Paulo.
Com o tempo, o acúmulo desses festejos gerou uma série de tradições e simpatias. O catolicismo popular se expandiu e até hoje reproduzimos esses rituais supersticiosos.
Abaixo, enumeramos 5 das principais tradições. Parte delas, diretamente relacionadas aos santos. Outras, com o objetivo de celebrar bons sentimentos.
5 tradições de São João que trazem muita sorte para o ano todo
O São João está chegando e pelo visto, você está em busca de tradições para atrair sorte o ano todo. Consegue refletir sobre os principais símbolos desta festa? É através deles que você vai absorver o sentimento de sorte.
1 – Simpatias de amor com Santo Antônio
Muitas pessoas esperam o mês de junho para apostar no amor. A fé popular compartilha vários rituais com Santo Antônio, conhecido como casamenteiro. Muitos acreditam que há o castigar o Santo, ele irá providenciar um casamento mais rápido.
Se você quer encontrar alguém especial, não custa nada tentar. Uma das principais simpatias de amor é feita com uma imagem de Santo Antônio e um copo com água. Com o passar dos anos, muitos outros significados foram associados a esse tipo de simpatia.
2 – A simbologia dos balões
O início da festa de São João é anunciado pelos balões juninos. Eles foram criados para reverenciar Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo. Atualmente, com o crescimento exponencial das cidades, esse objeto passou a ser representado de outras formas.
Os balões juninos ainda são uma parte importante da festa. Contudo, as versões originais em que a propulsão era feita por combustão, não podem ser fabricadas, vendidas, transportadas ou utilizá-las, sob pena de detenção e multa.
Esses objetos podem ocasionar acidentes, incêndios e desastres ambientais. Sendo assim, é importante absorver a simbologia dos balões de uma forma responsável. Atualmente, o objeto é impresso em itens de decoração, painéis e mesas postas.
3 – O significado das fogueiras
Esse é um dos símbolos mais tradicionais do São João. Não existe festa sem fogueira, mas você sabe qual é o significado por trás delas? Tenho certeza de que essa reflexão trará sorte para o ano inteiro.
Isso porque não há apenas uma interpretação. Esse símbolo típico do festejo, representa aspectos físicos, mas também espirituais. Segundo o historiador Manuel passos, as fogueiras têm uma simbologia católica.
Lembre-se de que esta prática requer responsabilidade
Acredita-se que ela é símbolo de São João Batista. Já que Isabel, mãe de João e prima de Maria, utilizou uma fogueira para informar sobre o nascimento de seu filho. Dessa forma, elas seriam um símbolo de fertilidade e renascimento.
Quer saber qual é o outro significado? As fogueiras também são um símbolo de proteção contra os maus espíritos.
Acreditava-se que eles poderiam atrapalhar a prosperidade das colheitas. Sendo assim, criaram uma celebração em volta da fogueira como forma de agradecimento as fartas plantações. Nesse caso, fogueiras são símbolos de gratidão.
4 – Fogos de artificio inspiram sorte
Você sabe por que as pessoas soltam fogos no São João? Alguns podem acreditar que de forma lúdica, mas a verdade é que existe muito significado por trás desta prática. Acredita-se que os fogos são utilizados para afastar maus espíritos e agradecer pelas colheitas.
Dessa forma, o principal significado deles é atrair boas energias e celebrar com gratidão. Quanto mais você vibra nessa sintonia, maiores são as chances de atrair boa sorte. Apesar dessa brincadeira ser divertida e atraente, você precisa estar atento a alguns detalhes.
Esta é outra prática que requer responsabilidade. Além do cuidado para evitar acidentes pessoais, invista em fogos de artifício que não possuem estampido. O barulho pode atrapalhar crianças, pessoas com necessidades especiais e animais.
5 – A quadrilha homenageia o santo casamenteiro
Se você já assistiu a algum espetáculo de quadrilha, deve ter percebido que se trata da encenação de um casamento. Essa tradição foi criada para homenagear Santo Antônio e as bênçãos que ele traz para o amor. Veja o artigo:
Clique aqui e aperte o botão ”
Seguir” para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
Além de ser um momento de descontração muito divertido, as quadrilhas ajudam a transmitir esse sentimento de forma verdadeira. Assim como citado acima, quanto mais você sintoniza com uma vibração, maiores são as chances do universo te retribuir com ela.
Sendo assim, abra o coração ao assistir um espetáculo de quadrilha junina. Os personagens já conhecidos como a noiva, noivo, padre, juiz e delegado, vão abrilhantar ainda mais a sua festa. Agora que tal descobrir uma curiosidade entre as tradições de São João? Confira no tópico a seguir.
Uma curiosidade sobre as tradições juninas
Você já ouviu falar sobre o ritual de andar sobre as brasas? Esta é uma simpatia muito conhecida do período junino, mas tenho certeza de que você não vai querer reproduzir. É exatamente isso o que você entendeu. A simpatia consiste em andar sobre uma fogueira em brasas.
No Brasil, essa tradição acontece na cidade de Charqueada, em São Paulo. O momento é tido como o ponto alto da festa, onde os fiéis avançam descalços por cima das brasas. As pessoas acreditam que é a fé que as mantém ali.
Algumas pessoas fazem um ritual desde que são crianças. Os fiéis apontam que este é um símbolo de devoção ao São João. Mas e aí? Você teria coragem de provar a fé em uma tradição tão arriscada?
Leia também:
O que você achou? Siga @diadeajudar no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Fonte: awebic