¿A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) iniciou o processo de seleção dos 140 produtores familiares do Vale do Rio Cuiabá que irão participar do Projeto Agricultura Familiar: Fortalecimento dos Agricultores do Futuro. A iniciativa lançada pelo Governo do Estado, em parceria com a Amaggi, por meio da Fundação André e Lucia Maggi (Falm), tem o objetivo de fortalecer a agricultura familiar no Vale do Rio Cuiabá e criar caminhos para permanência da juventude no campo.
Por ser um projeto piloto, nesse primeiro momento, serão 14 municípios contemplados nessa primeira fase, sendo eles: Nobres, Planalto da Serra, Nova Brasilândia, Rosário Oeste, Chapada dos Guimarães, Acorizal, Jangada, Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Barão de Melgaço, Santo Antônio do Leverger e Campo Verde.
Segundo ele, de forma participativa, o levantamento resultará no conhecimento daquilo que precisa ser feito para desenvolver a produção agropecuária na “Baixada Cuiabana” (Vale do Rio Cuiabá e entorno). As informações catalogadas serão com base no social, ambiental, econômico e produtivo.
Na prática, existe a demanda por alimentos por parte do grupo Amaggi e outros interessados, para abastecer fazendas e alimentar seus trabalhadores.
Alinhamentos
Para dar início aos trabalhos, na sexta-feira (17.06), 25 técnicos da Empaer que atuam nos municípios participantes estiveram em uma reunião de alinhamento, na sede da Amaggi. Na ocasião, foram definidas as ações para que o projeto comece a ser executado. Foram entregues cinco veículos pela Amaggi para integrar e reforçar as atividades do projeto no campo.
O projeto é realizado pela Empaer-MT e a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e conta também com a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Territorial – Campinas.¿
Fonte: @empaer_mt