Sophia @princesinhamt
Mundo

Operação militar em território palestino deixa três mortos e provoca confronto armado

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Uma operação do exército do Israel na cidade de Jenin, na Cisjordânia ocupada por colonos judeus, desencadeou um enorme tiroteio com os militantes palestinos nesta segunda-feira, 19. Pelo menos três palestinos morreram no confronto, de acordo com autoridades locais.

O Ministério da Saúde palestino disse que, dos três mortos, um era um adolescente. As vítimas foram identificadas por hospitais em Jenin como Khalid Azam Asa’asa, 21, e Qasam Faisal Abu Seriya, 29, e Ahmed Youssef Saqer, 15.

Além disso, cerca de 31 palestinos ficaram feridos, incluindo uma menina com um ferimento grave na cabeça, disse o ministério.

Helicópteros de ataque da Força Aérea de Israel dispararam contra a população de Jenin para ajudar seus soldados a deixarem a cidade. Foi a primeira vez desde a Segunda Intifada que as Forças de Defesa de Israel (FDI) usaram armas em helicópteros durante a retirada de soldados feridos, informou a Rádio do Exército de Israel. A Segunda Intifada – uma grande revolta palestina – terminou em 2005.

A Rádio do Exército disse ainda que os soldados israelenses feridos foram todos retirados da área com sucesso.

A Brigada Jenin, um grupo militante local, afirmou que seus combatentes dispararam contra um helicóptero israelense, forçando-o a recuar. Além disso, alegou que conseguiu “imobilizar” veículos militares israelenses com tiros e emboscadas.

As FDI e a Polícia de Fronteira disseram que a operação, que desencadeou o tiroteio, tinha como objetivo prender dois suspeitos procurados em Jenin. Segundo Israel, seus soldados foram atacados com tiros e explosivos, respondendo com fogo real e atingindo pessoas.

Fonte: Veja

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.