Existem algumas regras que são iguais no mundo todo: dar seta quando for virar, ligar o pisca alerta quando precisar parar por algum inconveniente, parar no farol vermelho entre outras. Mas nos Estados Unidos, uma norma sempre chama a atenção de turistas: as crianças, principalmente os estudantes, têm prioridade no trânsito.
Na França e na Inglaterra, seguindo o exemplo dos Estados Unidos, a lei também é bastante clara e sempre cumprida por moradores: regiões com escolas, creches e parques infantis têm velocidade reduzida e sinalização por toda parte.
O Só Notícia Boa conversou com o jornalista Willian Corrêa, que vive na Flórida desde 2019, para entender melhor como funcionam essas regras e como os brasileiros podem se prevenir antes de viajar para o exterior, sem correr o risco de ser multado ou, até mesmo, preso.
Crianças são prioridade
Willian explica que a atenção e o cuidado que as leis de trânsito dos Estados Unidos têm em relação às crianças é, de fato, uma surpresa para muitos brasileiros que chegam no país.
“Existem semáforos e placas que mostram 20 milhas/hora (32 km/h). Se o sinal amarelo estiver piscando, é para você manter a velocidade em 20 milhas”, explica o jornalista.
Além do semáforo, os ônibus escolares também são equipados com uma placa de ‘Pare’, que sempre é ativada quando um estudante embarca ou desembarca do veículo.
“Quando esses ônibus param para deixar ou pegar crianças, eles acionam duas placas de Pare, indicando que as crianças podem atravessar a rua na faixa de pedestre. Você deve parar o seu carro e dar preferência aos estudantes”, contou Willian.
O jornalista ainda reforça que o motorista que desobedecer as regras pode ser multado em US$ 200 (aproximadamente R$ 1 mil), por ser uma infração de alta gravidade.
Avançar sinal vermelho pode?
Quem chega nos Estados Unidos e pretende dirigir no país, Willian explica que é importante ficar atento às regras de trânsito do local. Existem alguns fatos bastante curiosos que podem pegar um brasileiro de surpresa ou, inclusive, deixá-lo bem encrencado com a polícia.
O sinal vermelho, por exemplo, nem sempre exige que o motorista pare e aguarde a autorização para seguir.
“Todas as vezes que o semáforo está vermelho, se você estiver na pista da direita e for fazer a conversão na interseção à direita, não precisa esperar o sinal verde para virar à direita. Basta apenas olhar e ver se não está vindo nenhum carro e virar”, diz o jornalista.
Ele também alerta sobre essa permissão: “há interseções em que isso é proibido, mas sempre terá uma placa indicado se pode ou não virar à direita no sinal vermelho”.
Estacionar também tem regras
Outra curiosidade das regras de trânsito nos Estados Unidos, destacada por Willian, refere-se ao ato de estacionar o veículo. Se você é daqueles que sempre opta por estacionar de ré, deverá ficar atento. Em alguns lugares específicos, essa manobra é proibida e você poderá ser multado se assim o fizer.
O indicativo para saber se a forma de estacionar é livre ou possui restrição, se dá através da placa “Head in Parking Only”. Então, fique ligado! Se aparecer uma placa com esses dizeres, sempre estacione de frente. Caso contrário, a multa será a punição por esse deslize.
O motivo? No país, os carros só têm placas na parte traseira.
Leia mais notícias boas:
Década de Ação pela Segurança no Trânsito
Em outubro de 2021, a Organização Mundial da Saúde (OMS) deu início à Década de Ação pela Segurança no Trânsito, com a ambiciosa meta de prevenir ao menos 50% das mortes e lesões no trânsito até 2030.
Globalmente, mais de 3,5 mil pessoas morrem todos os dias nas vias, o que equivale a quase 1,3 milhão de mortes evitáveis e cerca de 50 milhões de pessoas lesionadas a cada ano – tornando-se a principal causa de morte de crianças e jovens em todo o mundo.
A Década inclui um Plano Global, que descreve as ações necessárias para atingir a meta de reduzir mortes e lesões no trânsito e ações aceleradas para tornar as caminhadas, as bicicletas e o uso do transporte público seguros, para garantir vias, veículos e comportamentos seguros e para garantir atendimento de emergência oportuno e eficaz.
As ações iniciaram em Genebra, na Suíça, passaram por outros países da Europa, pelos Estados Unidos e chegou no Brasil em 2022, com alterações quanto ao transporte de crianças em veículos de quatro rodas, melhoria de sinalização em áreas escolares – como ocorre nos EUA – e educação no trânsito para jovens condutores.
Nossa torcida é que mais normas como as norte-americanas inspirem outras nações a trazerem mais segurança no trânsito…e para todas as idades!
#GiroUSA
Willian Corrêa é jornalista e, estará toda semana aqui no Só Notícia Boa trazendo muitas informações e dicas para brasileiros que querem viajar para os Estados Unidos.
Assista ao vídeo dele, com mais dicas sobre o trânsito na terra do Tio Sam:
Fonte: sonoticiaboa