Se você é dos que estão pensando em trocar de carro, provavelmente já tem em mente algumas opções em vista. Sendo assim, uma das primeiras questões que surgem ao analisar essa hipótese é com relação a qual marca de veículo escolher. Trocar de montadora ou apenas o modelo, eis a questão.
Carro novo, marca nova?
Para a maioria das pessoas que pretendem trocar de carro, a ideia é continuar com a fabricante do veículo atual, segundo pesquisa da Webmotors e Ipsos.
De acordo com o levantamento, 52% dos participantes pretendem adquirir um carro novo da mesma marca, enquanto os 48% restante querem que o novo automóvel seja de uma fabricante diferente.
O estudo foi realizado por meio de e-mail e notificações com usuários da plataforma em setembro de 2022, com 2.148 entrevistas entre pessoas que estão buscando ou vendendo um veículo. A margem de erro é de 2,1%.
Fidelidade e preferências
Ainda segundo o levantamento, a Honda é a montadora que mais gera fidelização do cliente, com 73% dos usuários buscando continuar com veículos da marca.
Em seguida aparecem, Chevrolet e Toyota (68%), Nissan (65%) e Hyundai (63%).
Com relação as carrocerias, SUVs e sedãs (47%) são as mais procuradas na plataforma da Webmotors. 20% dos usuários da plataforma que estão substituindo seus veículos compram carros zero quilômetro.
Além disso, aproximadamente 40% consideram adquirir um automóvel novo e 44% estão dispostos a pagar, em média, R$ 78 mil pelo bem. As formas de pagamento mais citadas foram à vista e financiamento parcial via bancos tradicionais.
Principal meio de divulgação para venda
A pesquisa da Webmotors em parceria com a Ipsos também apontou que para a maioria dos respondentes, o principal meio de divulgação para vender um veículo são as plataformas online.
Como principais motivos para a preferência, os usuários relatam, a facilidade de publicação e o potencial de alcance que o meio possibilita.
Porém, os meios físicos para vendas ainda são apontados pela minoria como a solução mais assertiva ao se anunciar um veículo, como placas e locais de revenda.
“Nós unimos a experiência da Webmotors no mercado automotivo digital com a gestão dos dados da Ipsos para construir essa pesquisa que visa fortalecer estratégias e tomadas de decisões para montadoras parceiras, além de auxiliar na oferta de produtos e soluções ainda mais personalizados e assertivos aos usuários do marketplace”, explica Cris Rother, CMO da Webmotors.
Fonte: garagem360.com.br