Sophia @princesinhamt
Tecnologia

O dilema do inovador do Google: Como transformar desafios em oportunidades para empreendedores e inovadores

2025 word2
Grupo do Whatsapp CuiabĂĄ

O Google está experimentando com chatbots e resultados de busca gerados por IA. O CEO do Google, Sundar Pichai, afirma que a busca do Google irá “evoluir”. O que acontecerá com a WWW?

Evolução do marketing digital

Please enable JavaScript

Evolução do marketing digital

if(typeof ez_ad_units != ‘undefined’){ez_ad_units.push([[728,90],’andrelug_com-box-3â€Č,’ezslot_8â€Č,104,’0â€Č,’0â€Č])};__ez_fad_position(‘div-gpt-ad-andrelug_com-box-3-0’);

Scott Pelley, da CBSNews, confronta Pichai com a pergunta aparentemente central: por que um usuĂĄrio ainda deveria clicar nos resultados de busca do Google quando um chatbot pode fornecer a resposta diretamente?

Pichai responde de forma um tanto evasiva, dizendo que a busca do Google continuarĂĄ evoluindo, se tornando “mais Ăștil” e oferecendo novos recursos, como gerar um resumo em resposta a uma consulta. O Google jĂĄ estĂĄ oferecendo uma versĂŁo inicial dessa nova busca para usuĂĄrios de teste, chamada “SGE”.

var cid = ‘8108194658’;
var pid = ‘ca-pub-2532350215540740’;
var slotId = ‘div-gpt-ad-andrelug_com-medrectangle-3-0’;
var ffid = 1;
var alS = 1021 % 1000;

var container = document.getElementById(slotId);
var ins = document.createElement(‘ins’);
ins.id = slotId + ‘-asloaded’;
ins.className = ‘adsbygoogle ezasloaded’;

ins.dataset.adClient = pid;
ins.dataset.adChannel = cid;

ins.style.display = ‘block’;
ins.style.minWidth = container.attributes.ezaw.value + ‘px’;
ins.style.width = ‘100%’;

ins.style.height = container.attributes.ezah.value + ‘px’;

container.style.maxHeight = container.style.minHeight + ‘px’;
container.style.maxWidth = container.style.minWidth + ‘px’;

container.appendChild(ins);

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

window.ezoSTPixelAdd(slotId, ‘stat_source_id’, 44);
window.ezoSTPixelAdd(slotId, ‘adsensetype’, 1);

var lo = new MutationObserver(window.ezaslEvent);
lo.observe(document.getElementById(slotId + ‘-asloaded’), { attributes: true });

O Google é o centro da Web atual e detém todas as chaves para o seu futuro

Pelley levanta a questĂŁo do futuro econĂŽmico do Google e se a empresa estĂĄ prestes a abater sua prĂłpria galinha dos ovos de ouro. Neste momento, deveria ficar claro que essa Ă© a pergunta errada.

A pergunta correta Ă©: qual serĂĄ o tamanho do seu novo negĂłcio?

Na verdade, o Google tem mais chances de se beneficiar da IA na busca. Por exemplo, o novo SGE manterå os usuårios no ecossistema do Google por mais tempo, criando mais espaço para publicidade.

if(typeof ez_ad_units != ‘undefined’){ez_ad_units.push([[336,280],’andrelug_com-medrectangle-4â€Č,’ezslot_4â€Č,113,’0â€Č,’0â€Č])};__ez_fad_position(‘div-gpt-ad-andrelug_com-medrectangle-4-0’);

Os chatbots poderiam inserir anĂșncios personalizados no texto, o que Ă© especialmente eficaz e, portanto, talvez mais caro. Se o Google Assistant alimentado por IA se tornar o novo assistente multiuso e onipresente na vida cotidiana, o Google entrarĂĄ em novas dimensĂ”es de penetração de mercado.

if(typeof ez_ad_units != ‘undefined’){ez_ad_units.push([[580,400],’andrelug_com-box-4â€Č,’ezslot_6â€Č,911,’0â€Č,’0â€Č])};__ez_fad_position(‘div-gpt-ad-andrelug_com-box-4-0’);

É claro que o Google tem uma nova concorrĂȘncia na forma da OpenAI e da Microsoft com seu chatbot Bing. No entanto, atĂ© agora, essa suposta concorrĂȘncia nĂŁo afetou os negĂłcios do Google. A Microsoft nĂŁo obteve um crescimento significativo com o Bing (ou falou sobre isso), apesar do marketing agressivo e Ă s vezes desagradĂĄvel.

E a versão atual da busca por IA do Google estå anos-luz à frente das ofertas da Microsoft e da OpenAI em termos de usabilidade, multimodalidade e vinculação dos resultados da busca com capacidades de chat.

Portanto, o Google detém todas as cartas e acelerou o desenvolvimento de IA com a fusão do Google AI e do DeepMind. O novo modelo multimodal Gemini pode estabelecer novos padrÔes neste ano.

Por outro lado, a OpenAI afirma que estå longe de começar a treinar o GPT-5. Recursos prometidos, como multimodalidade e uma janela de contexto ampla para o GPT-4, ainda precisam ser amplamente implementados.

Assim, o suposto dilema do inovador do Google pode se revelar uma oportunidade para inovadores: o Google ganha duas vezes, tanto na antiga quanto na nova Internet.

O que acontecerĂĄ com a WWW?

A pergunta mais interessante, no entanto, nĂŁo diz respeito apenas ao resultado financeiro do Google, mas tambĂ©m ao de muitos outros. O que acontecerĂĄ com a World Wide Web Ă  medida que o Google e outras empresas movem seu conteĂșdo para seus ecossistemas de chatbots?

Por mais controverso que o Google possa ser, seu poder de mercado o torna o pilar fundamental da Internet aberta. Ele conecta buscadores e conteĂșdo, sendo a base de muitos modelos de negĂłcios.

No mercado ocidental, o Google Ă© a fonte mais importante de trĂĄfego para a indĂșstria editorial e, assim, um pilar financeiro para o jornalismo, nĂŁo apenas porque controla partes do mercado publicitĂĄrio editorial com o Google Adsense.

if(typeof ez_ad_units != ‘undefined’){ez_ad_units.push([[728,90],’andrelug_com-large-leaderboard-2â€Č,’ezslot_7â€Č,116,’0â€Č,’0â€Č])};__ez_fad_position(‘div-gpt-ad-andrelug_com-large-leaderboard-2-0’);

AtĂ© agora, nenhum dos trĂȘs principais players de chatbot oferece sequer uma visĂŁo rudimentar da WWW na era dos chatbots.

Fonte: Andre Lug

Sobre o autor

Avatar de FĂĄbio Neves

FĂĄbio Neves

Jornalista DRT 0003133/MT - O universo de cada um, se resume no tamanho do seu saber. Vamos ser a mudança que, queremos ver no Mundo