O ex-prefeito de Dom Aquino, Juarez Santos, 80 anos, foi agraciado com a Ordem do Mérito Municipalista pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) no último dia 30, durante as comemorações dos 40 anos da instituição, a qual ele foi um dos fundadores na década de 80 e membro da primeira diretoria.
O reconhecimento deve-se aos serviços prestados ao municipalismo no Estado de Mato Grosso. Juarez foi vice-presidente da AMM na sua primeira gestão a frente do Executivo Municipal. Ele recebeu o titulo do atual presidente da instituição Neurilan Fraga.
O prefeito Valdécio Luiz da Costa (Zão), que esteve no evento que reuniu autoridades de todo o Estado e 50 homenageados, destacou a importância do homenageado para o desenvolvimento tanto de Dom Aquino quanto de outras cidades.
“Juarez sempre esteve além do tempo, homem honesto, batalhador, visionário, responsável por tantas ações em nossa cidade, nada mais justo que este reconhecimento dado a ele pela AMM”.
TRAJETÓRIA DO HOMENAGEADO
Santos é natural de Poxoréu, é ex-militar do 2º Batalhão de Fronteira de Cáceres. No ano de 1963, com 19 anos de idade,durante a Revoluição de 64. Ele mudou-se para Dom Aquino onde atuou como taxista e como feirante. Ele levava produtos da agricultura familiar para serem comercializados nas feiras em Cuiabá.
“Quando atuei como taxista, transportava até 10 passageiros à Poxoréu. Era o Uber da época. Chegava a ficar o dia todo na cidade vizinha para que os produtores rurais dom-aquinenses realizassem serviços bancários, já que Dom Aquino não possuía agência bancária.
Juarez foi vereador por Dom Aquino, vice-prefeito na gestão do Ivanildo Oliveira e prefeito durante duas gestões. A primeira foi seis anos, de 1983 a 1988. Logo após, ele deu uma pausa na política por quatro anos e após esse período concorreu novamente e foi eleito novamente no ano de 1993.
O ex-prefeito foi o primeiro a trazer a pavimentação asfáltica ao município. Ele também construiu os primeiros conjuntos habitacionais (Cohab). Foi na gestão do então prefeito que foi fundado o lar dos idosos, também fez aquisição do terreno e construção da secretária de Obras. Juarez fez a adequação e transformou o estádio em oficial trazendo o gramado de São Paulo.
No seu segundo mandato, Santos, em conjunto com produtores implantaram mais de 150 km de eletrificação rural. Nesse mesmo período articulou com o governo do estado a pavimentação da MT 344 de Dom Aquino a Jaciara e Dom Aquino a Campo Verde.
“Fui o responsável pela criação do Distrito de Campo Verde, que na época era conhecido por Posto Paraná – BR 070. Lá implantei duas escolas, uma no bairro Jupiara e outra na região central “Escola Valdemon Coelho, assim como a primeira unidade de saúde daquela localidade’. acrescentou
Juarez foi quem colocou o nome da cidade vizinha de Campo Verde.O projeto de lei foi aprovado pela Assembléia Legislativa e sancionado pelo então governador Júlio Campos. O ex-prefeito, nesse mesmo período ele foi eleito como uns dos melhores prefeitos do estado, o que rendeu a ele o titulo de Comendador der Mato Grosso.
“Além dessa comenda, também coleciono no meu acervo e memória outros títulos como a Medalha do Mérito Municipalista, titulo de cidadão Campo-verdense e de cidadão dom-aquinense.
Fonte: Assessoria da Prefeitura