A maioria dos atletas é de Cuiabá e 11 deles irão viajar para competir pela primeira vez. Tratam-se dos jovens do Polo da Shotokan no bairro Despraiado, que treinam no Lar Espírita Benedito da Cura.
O diretor técnico da Shotokan, Rodrigo Lúcio de Souza, detalha que a delegação partirá no sábado (10) de ônibus, de Cuiabá rumo a Lucas do Rio Verde. Serão cerca de 6 horas de viagem e eles ficarão num alojamento, oferecido pela Academia de Artes Marciais Seishin, de Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, que é a entidade organizadora do evento. “No dia seguinte (domingo) começam as competições de kata e kumite, com as regras do karatê olímpico”, acrescenta.
Ele destaca que a competição é um momento ímpar para os atletas, pois será a última competição preparatória, antes do Campeonato Nacional de Karatê-Dô Tradicional, que irá acontecer em Salvador (BA), de 27 a 30 de julho.
“É a última participação dos atletas em um evento oficial, antes de um evento grande, que é o Nacional. Então, é muito importante que eles testem as suas habilidade e como está rendendo o treinamento, tecnicamente”.
A ida dos atletas a Lucas do Rio Verde é patrocinada pelo empresário Fernando Minosso, do Posto Zero-Quilômetro.
“Agradeço ao Minosso, pois sem o apoio dele não seria possível a ida dos atletas, de uma delegação tão grande, para competir no interior do Estado. Anteriormente, em outro evento no interior, a viagem ocorreu em uma Van menor. Agora, um ônibus completo, repleto de atletas, com possibilidade de trazer vários títulos para Cuiabá”, destaca o sensei.
A Associação Centro América de Karatê Shotokan é uma entidade sem fins lucrativos, de administração e prática na área desportiva, cultural, educacional e social. Há muitos anos a iniciativa de sucesso já é promovida e conta com apoio do Ministério da Cidadania e Secretaria Nacional ao Incentivo e Fomento dos Esportes.
O Projeto Karatê-Dô Esporte e Cidadania – apoiado pelo Governo Federal – oferece aos jovens a oportunidade de vivenciar o esporte. Eles recebem kits com uniformes (camiseta e kimono), e também participação nos festivais, cursos de capacitação e exame de faixa custeados.
Os projetos sociais da Shotokan contam com os apoios das seguintes organizações: Agro Amazônia, Bom Futuro, Áster Máquinas, Ihara Bras, Fundação André e Lucia Maggi, Lavoro, Mon Bijoux, Energisa, Comper, Fort Atacadista, Posto Zero-Quilômetro, 1º Serviço Registral de Mato Grosso, Clínica Angel e os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cuiabá e Várzea Grande (FIA – CMDCA).
Fonte: leiagora