Uma enquete realizada nas redes sociais para escolher “o vereador mais feio” da Câmara Municipal de Poconé (104 km de Cuiabá), deu o que falar nesta semana na cidade, com pouco mais de 33 mil habitantes.
A situação causou revolta entre os parlamentares da Casa de Leis. Pela “pesquisa popular”, figuraram como líderes o presidente da Casa, vereador Itamar Lourenço (PSDB), seguido pelo vereador Benedito Aurélio (PP). Negros, os parlamentares acreditam que a enquete tem cunho altamente racista.
“Feios por quê? Quais os critérios para avaliar alguém ser feio ou bonito? Quais os padrões e parâmetros estipulados pela sociedade para que alguém tenha a audácia e prepotência para inferiorizar outro, colocando os abaixo de outrem?”, disse Itamar Lourenço em nota de repúdio.
“Será que não nos julgaram pelo fato de não estarmos encaixados no ‘padrãozinho’ que estes julgam ser o ideal para eles mesmos? Dois vereadores negros, afros, gordos? É muito fácil nos julgarem pela nossa aparência, até mesmo nos exporem usando de chacotas na internet como se fossemos ninguém, invadindo nossa privacidade, tentando denegrir nossa personalidade”, completou.
No Instagram, a Câmara de Vereadores de Poconé também emitiu nota, repudiando a zombaria com a Casa de Leis e os dois parlamentares, classificando a enquete como “vergonhosa, preconceituosa e criminosa”.
“A Câmara Municipal de Poconé repudia veementemente os ataques racistas sofridos pelos vereadores desta Casa de Leis, por meio de uma enquete realizada via Instagram, onde fora levantado o questionamento do vereador ‘mais feio’ do poder legislativo municipal”, diz trecho da nota.
“O respeito e a igualdade são bases para uma sociedade civilizada, ética e justa”, concluíram.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews