Quem vai passar o feriadão em Mato Grosso do Sul pode aproveitar o intervalo entre um passeio e outro para apreciar a gastronomia do Estado. O churrasco com mandioca é presente em todas as regiões, mas tem outras opções para agradar os paladares mais exigentes.
Confira a lista que o Primeira Página preparou para você!
Sabor de Capital
Quem vai passar por Campo Grande não pode deixar de experimentar o Sobá, prato típico da Ilha de Okinawa no Japão que se tornou tradicional na capital sul-mato-grossense, sendo tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como bem cultural de natureza imaterial da cidade.
O Sobá é resultado da combinação de macarrão, omelete, carne de porco, cebolinha e um caldo com temperos típicos .
Peixes do Pantanal
Quem vai para a região do Pantanal não pode deixar de experimentar os peixes típicos da região. Os queridinhos são Pacu, o Pintado e o Dourado que podem ser fritos, cozidos ou assados. Tem também o caldo de piranha.
E para quem prefere carne vermelha, o churrasco com mandioca não deixa a desejar. Tem também chipa, sopa paraguaia e saltenha para os lanches e se o calor incomodar basta se refrescar com o Tereré (erva-mate servida gelada).
Delícias da Serra
Na região da Serra de Bodoquena, especialmente nos municípios de Bonito e Bodoquena, os turistas também podem degustar um arroz carreteiro, além de frango com palmito de bacurí, doce de jaracatiá, escondidinho de mandioca com carne seca, marmelada e muitas outras opções.
Rota Norte
Nem só de turismo de aventura precisam viver os visitantes da Rota Norte, que abrange os municípios de Rio Verde e Costa, por exemplo. É possível aproveitar, e muito, da culinária regional.
A principal dica é a paçoca de carne seca, feita com carne-de-sol e farinha de mandioca socada no pilão. Tem também o empamonado, pirão de carne perfumado com pimenta bodinho; churrasco com mandioca; arroz carreteiro com pequi ou com guariroba, além dos variados pratos à base de peixe.
Nova Andradina e Região
Por fim, quem passar por Nova Andradina e região pode se deliciar com a vaca atolada ou o puchero.
*As informações são da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.
Fonte: primeirapagina